Páginas

..

"A alma que não se abate, que recebe indiferentemente tanto a tristeza como a alegria, vive na vida imortal."Fonte - Bhagavad-Gita

sábado, 7 de maio de 2011

Bhúta Shuddhi

Bhúta Shuddhi é a purificação dos elementos do corpo físico é um dos procedimentos do Yoga tântrico. O bhúta shuddhi possui uma dupla finalidade: não somente purifica o corpo físico denso, mas também acelera o despertar da Kundaliní. Limpa também as nádís, as artérias do corpo energético pelas quais circula a bioenergia. Por outro lado também, bombeia-se prána por elas trazendo lhe saúde e vitalidade. Para tanto devemos intensificar os cuidados com o corpo (alimentação, hábitos saudáveis) e limpá-lo das toxinas segregadas pelo organismo em reposta às emoções negativas.

Lembre-se o sádhana (prática) diária é importantíssimo para desenvolver disciplina e força de vontade.

Aspectos práticos do bhúta shuddhi 

O importante é possuir mais disposição interior para viver e trabalhar, ser mais conscientes e superar-nos, mas sem que isto se transforme numa compulsão. A cada dia oportunidades nos são oferecidas para aprendes a superar-nos; não as deixemos passar. Ao mesmo tempo, lembremos de não confundir atitude positiva com virtudes positivas. Você pode manter uma disposição positiva, sem necessariamente ser inofensivo, bonzinho ou indulgente demais. Em determinadas circunstancias, uma atitude firme acaba sendo mais sadia ou rendendo mais frutos que o excesso de bondade.

Propomos aqui três pequenas práticas de bhuta shuddhi que podem ser feitas todos os dias ou em partes, ao acordar, ao deitar e ao longo do seu dia. Você não empregará ao todo mais de 20 minutos para fazê-las, mas sentirá imediatamente seus efeitos sobre o seu dia-a-dia: mais disposição, mais energia, mais saúde, melhora no sono, no astral e no humor.

Rotina ao acordar 

Esta pequena rotina pode ser feita ao acordar. Não nos levará mais de 10 minutos, podendo incluir algumas das seguintes sugestões:
Espreguiçar-se e alongar-se bastante antes de sair da cama. Repare que os gatos, mestres na arte do alongamento, jamais saem andando imediatamente depois de acordar. Sem pressa, dão uma bela esticada de braços, pernas e espinha.
Fazer uma pequena meditação matinal, mesmo que seja de alguns poucos minutos. Em caso de falta de tempo, é melhor meditar pouco do que deixar passar esse momento em branco.
Tomar uma ducha fria ou banho alternado. O banho alternado consiste em tomar uma ducha na qual intercala-se um minuto de água fria, um minuto de água bem quente, um de fria, um de quente, alternando assim seis ou sete vezes, começando e terminando com água fria.
Executar alguns ciclos de kapalabhati, a respiração do sopro lento.
Defecar sentado de cócoras sobre o vaso sanitário.
Fazer uddiyana bandha antes e depois de defecar.
Em caso de constipação intestinal, beber 2 ou 3 copos de água e fazer algumas torções para ativar o trânsito intestinal.
Semanalmente, fazer neti ou dhauti kriya, lavagem das narinas ou do aparelho digestivo, de acordo com as necessidades do próprio corpo.

Rotina para facilitar a jornada de trabalho

Manter o bom astral, o bom humor e uma atitude positiva nas relações com todas as pessoas do nosso convívio: o trabalho precisa ser prazeroso e realizador. Nesse sentido, cultivar o sorriso também ajuda.
Ser prestativo, evitando postergar qualquer tarefa.
Cultivar a atenção de forma a transformar tudo o que fizermos em exercício de concentração, realizando as tarefas muito conscientemente e da melhor maneira possível.
Manter constantemente a consciência no fluxo do ar, utilizando a respiração completa com ritmo ou outros respiratórios discretos.
Evitar a dispersão e gastos inúteis de energia planejando bem as tarefas antes de executá-las, evitando saturar-nos com uma atividade só.
Quando for preciso aguardar em qualquer situação, fazer mentalização.
Almoçar da forma mais sadia e frugal possível, evitando comer demasiado para não ficar com sono à tarde.
Permanecer atentos aos sinais que o corpo nos envia, utilizando seus recursos da forma mais sábia.
Quando tivermos que sair, fazer pranayama ao andar.
Prestar atenção à coluna vertebral, mantendo-a sempre ereta, tanto ao permanecer em pé quanto sentado.
Não deixar passar a hora de ir ao toalete.

Rotina para antes de dormir

Esta rotina de 10 minutos pode incluir as seguintes técnicas:
A quantidade ideal de sono não deve ultrapassar as sete horas.
Dormir em cama inclinada, elevando levemente (de 10 a 20 cm) os pés posteriores da cama de forma que a cabeça fique abaixo do nível das pernas, para favorecer a circulação sangüínea na parte superior do tronco. A cama inclinada está contra-indicada para pessoas com hipertensão ou problemas cardíacos.
Tomar um banho bem quente, para relaxar e descarregar-se do dia.
Fazer nadi shodhana, respiração alternada em paschimottanasana, flexão sentado, e depois dolasana (o movimento de balanço sobre as costas, massageando, relaxando e vitalizando a coluna), e concluir com uma invertida sobre os ombros ou a cabeça.
Não esquecer da meditação final, mesmo que seja curta.
Fazer yoganidra com mentalização, encerrando-o antes de adormecer.
Dormir em uddhara shavasana, de bruços, para descansar melhor.

Deitar antes da meia-noite. Evitar dormir com mãos e/ou pés frios.

Guia de meditação
Pedro Kupfer


Meus Queridos,

Pensando neste aspecto de bhúta shuddhi de limpeza, venho solicitar que juntos possamos emanar pensamentos e vibrações de paz. Om Shanti Om. Que assim seja!

Vamos assim mudar nossa atitude interna, refletir o brilho da verdadeira essência.

Para de questionar as coisas que estão acontecendo no universo, elas sempre existiram.

Pare de ficar se lamentando e vivendo na negatividade.

Olhemos para frente, caminhemos para o alto, não precisamos ser alienados aos acontecimentos do nosso mundo, mas podemos manter nossa vibração nos cinco valores humanos de Sathya (Verdade), Dharma (Retidão), Santhi (Paz), Prema (Amor) e Ahimsa (Não violência) conferem a bem-aventurança interior. A pessoa que cultivar esses cinco valores humanos será sempre feliz.

Aproveite assim a pratica de bhúta shuddhi para eliminar os vrittis negativos que compõe muito de nós, como um vírus que contagia só de estar perto.

ACORDE!!! Vamos curar nosso corpo, nossa alma.

Se ficarmos mantendo este vírus encubado no nosso corpo, vamos atrair pessoas neste mesmo nível vibracional. O corpo funciona como um receptor de prána cósmico, captando toda energia como uma antena. Vamos sintonizar no bem, captando ondas energéticas de fluidos positivos.

Não perca a oportunidade que a vida lhe dá a cada novo amanhecer, desfrute com sabedoria para viver no amor, na alegria, no respeito, na compreensão e na fartura.

ACORDE!!! Seja uma pessoa melhor hoje, do que você foi ontem.

Namastê
Luciana Perez

As “Upanishads”4 proclamam: Sathyam vada dharmam chara (digam a verdade, pratiquem a retidão). A verdade é para ser dita, e a retidão deve ser praticada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário