Páginas

..

"A alma que não se abate, que recebe indiferentemente tanto a tristeza como a alegria, vive na vida imortal."Fonte - Bhagavad-Gita

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O CACHORRO E A ONÇA

Um jovem certa vez foi à caça e levou consigo um cachorrinho para não se sentir tão só na mata e também, ensiná-lo a caçar.


Um dia, já na expedição, o cachorrinho começa a brincar de caçar mariposas e quando se dá conta já está muito longe do grupo do seu dono. Nisso vê que vem perto uma onça correndo em sua direção. Ao perceber que a onça iria devorá-lo, pensa rápido no que fazer. Vê uns ossos de um animal morto e se coloca a mordê-los.


Então, quando a onça estava a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz em voz alta:
"Ah, que delicia esta onça que acabei de comer!”


A onça pára bruscamente e sai apavorada correndo do cachorrinho e vai pensando:
"Mas que cachorro bravo! Por pouco não come a mim também!..."


Um macaco, fofoqueiro, que estava trepado em uma árvore perto e que havia visto a cena, sai correndo atrás da onça para lhe contar como ela foi enganada pelo cachorro. Mas o cachorrinho percebe a manobra do macaco. O macaco alcança a onça e lhe conta toda a história. Então, a onça furiosa diz:
"Cachorro safado! Agora vamos ver quem come a quem!"


"Depressa!" - Disse o macaco puxa-saco - "Vamos alcançá-lo!"


E montou nas costas da onça. E saíram correndo para caçar o cachorrinho. O cachorrinho vê que a onça vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas, E pensa:
"Ah, macaco malandro! O que faço agora ?"
Pensou, pensou. . .


O cachorrinho, ao invés de sair correndo, fica de costas como se não estivesse vendo nada, e quando a onça estava a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz em voz alta:
"Cadê aquele macaco preguiçoso! Faz meia hora que eu o mandei me trazer uma outra onça para eu comer e ele ainda não voltou!
A onça, ao ouvir isso, com medo e com os pelos em pé, bateu em retirada.



Quero dividir com vocês está historia, que me fez dar umas boas risadas. Todo o conto infantil sempre contém embutido grandes ensinamentos, essa não poderia ser diferente.


Você parou para pensar como vem agindo? Quantas vezes saímos da nossa verdadeira essência para assumir papeis criados por nos mesmos em busca de uma felicidade inexistente.


Antes de começar apensar sobre o que você está fazendo com sua vida e como vem agindo no dia a dia... Lembre-se, você sempre pode mudar, então não vem com aquela desculpe e dizer;
“Eu sou assim mesmo, esse é meu jeito” PELO AMORRR...


Repense sobre esses mantras sufocantes. Ninguém nasce chato, ninguém nasce crítico, ninguém nasce intransigente, ninguém nasce bravo, ninguém nasce fofoqueiro, ninguém nasce trapaceiro. A gente vira, então que tal desvirar.


A reflexão desta semana é como você agi no seu dia a dia... Como macaco, como onça, ou como cachorro.


Não preciso elucidar as características de cada um, mas tenho certeza que agora você está analisando onde se enquadra.


Quem sabe durante o dia você use as três características de cada animal, ou já passou por cada uma delas em cada fase da sua vida. Não estou aqui para criticar o comportamento de ninguém, mas para dar-lhes uma nova visão.


Ahh... vale lembrar que esse é um exercício seu e não do vizinho, do chefe ou amigo, sem comparação.


Quantas vezes estamos diante de uma situação quase sem solução, mas quando usamos a coragem, a força de vontade e a fé, tudo fica simples de resolver.


Quantas vezes nos deixamos levar pela intriga e fofoca, sem perceber estamos lá apontando o dedo e esquecendo que tem mais quatro apontados para nós.


Quantas vezes usamos armaduras para defender um território que não é nosso, esquecemos que tudo nesta vida é emprestado, nada é realmente nosso.


È meus amores este é um exercício para se fazer, logicamente não repensar só está semana, mas durante toda nossa jornada. Precisamos manter vigília sobre nossas ações e pensamentos, para que possamos despertar e evoluir.


Gratidão
Luciana Perez

Um comentário:

  1. Oi Lu querida!!1 Adorei seu texto, fofo como você!!!!
    E seu blog também!
    Beijos minha professora predileta!!!! Dê.

    ResponderExcluir