Páginas

..

"A alma que não se abate, que recebe indiferentemente tanto a tristeza como a alegria, vive na vida imortal."Fonte - Bhagavad-Gita

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Dança Indiana

A dança clássica Odissi teve origem no estado de Orissa, costa leste da Índia. A beleza provocada pela acentuada sinuosidade do tronco dos bailarinos durante a execução dos movimentos faz com que este estilo seja facilmente diferenciado dos demais.  O lirismo da dança Odissi é enraizado numa profunda espiritualidade, e a sutileza é sua principal característica. Tem um charme incomum, uma harmonia de linha e movimento próprio. Essa dança desenvolveu-se em torno de duas posições corporais básicas : o CHOWKA, represetando a divindade masculina, e o TRIBHANG, representando a energia feminina absoluta. Posições do pé, flexões do corpo, maneiras de andar, ritmo dos pés percutindo o solo, todos esses elementos estabelecem uma relação entre música, poesia e dança que se criam uma movimentação estética e graciosa.
Não é possível classificar, nem ao menos comparar os estilos de dança clássica indiana. Cada qual possui sua riqueza, história e beleza, ficando a cargo do espectador a escolha do seu caminho para experimentar as rasas (sentimentos).
 
“Aonde vão as mãos,
os olhos deverão segui-las.
Aonde os olhos vão,
deverá segui-los sua mente.
Aonde a mente vai,
bhava (emoção) é criada.
E aonde bhava é criada,
rasa (sentimento) florescerá.”


Namastê




Nenhum comentário:

Postar um comentário