Páginas

..

"A alma que não se abate, que recebe indiferentemente tanto a tristeza como a alegria, vive na vida imortal."Fonte - Bhagavad-Gita

sábado, 17 de setembro de 2011

Mudras - gayatri

  MUDRAS  
OM BHÚR BHUVA SVÁHA
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YO NAH PRACHODAYAT

GAYÁTRI MANTRA
"O ETERNO INUNDA TODAS AS COISAS ENTRE O CÉU E A TERRA
E ABENÇOA AQUELES QUE LIVRES CAMINHAM PELO MEIO.
NESTE MOMENTO, NOS COLOCAMOS SOB SUA EMANAÇÃO
E PEDIMOS QUE SEU EXPLENDOR ILUMINE A NOSSA MENTE".
(Prof. José Antonio)

Mudra, uma palavra com muitos significados, é caracterizada como gesto, posicionamento místico das mãos, como selo ou também como símbolo. Estas posturas simbólicas dos dedos ou do corpo podem representar plasticamente determinados estados ou processos da consciências. Mas as posturas determinadas podem também, ao contrário, levar aos estados de consciência que simbolizam. Parece que os mudras originaram-se na dança indiana, que é considerada expressão da mais elevado religiosidade. [...] O significado espiritual dos mudras encontra sua expressão perfeita na arte indiana. Os gestos das divindades representadas na arte hinduísta e buddhista e os atributos que os acompanham simbolizam suas funções ou aludem a determinados acontecimentos mitológicos. [...] No decorrer dos séculos, os buddhas e bodhisattvas representados iconograficamente com seus gestos simbólicos e atributos propiciaram o estado de espírito próprio da meditação e criaram uma profunda atmosfera de crença.
(Ingrid Ramm-Bonwitt, Mudras)




 1. OM - JNANA MUDRA
Significado: sabedoria, conhecimento supremo Instruções: unir as pontas do polegar e do dedo  indicador e esticar os outros dedos.
Benefício: estimula a concentração e o fluxo de prana   por todo o corpo. Ajuda a eliminar padrões de pensamentos recorrentes.
Especialmente indicado para: medo, ansiedade, mente dispersa e todos os tipos de estresse.



 2. BHÚR - ADHI MUDRA 
Significado: energia primordial
Instruções: dobre os dedos em volta dos polegares, formando um punho suave com os polegares para dentro.
Benefício: suavizante, calmante para todo o sistema nervoso.



  3. BHUVA - VAJRA PRADAMA MUDRA
Significado: confiança inabalável
Instruções: entrelace os dedos na frente do peito com as palmas das mãos voltadas para o coração e os polegares voltados para cima. Abra as mãos como se fosse separá-las, criando um suave alongamento nos dedos.

Benefício: incute confiança, segurança e interconexão. Abre e massageia o coração.
Especialmente indicado para: medo, ansiedade, falta de autoconfiança, traumas e perdas.

 

 4. SVÁHA - KALI MUDRA
Significado: deusa da transformação.
Instruções: entrelace todos os dedos, inclusive os polegares, estique os dedos indicadores e suavemente pressione as suas ‘almofadinhas’, uma de encontro à outra, apontando para cima.
Benefício: direciona energia até os chakras superiores para o despertar espiritual e a purificação.
Especialmente indicado para: emoções negativas e padrões de pensamentos arraigados.



 5. TAT - SHIVALINGAN MUDRA
Significado: força criativa sagrada.
Instruções: coloque sua mão direita, com o polegar estendido para cima, na palma da mão esquerda, que deve estar levemente côncava.
Benefício: energiza e centraliza todo o ser. Dá a sensação de fé, confiança, conexão profunda com o poder pessoal e de ficar impassível diante de qualquer obstáculo.
Especialmente indicado para: letargia, falta de entusiasmo, depressão, distúrbios do déficit de atenção.



 6. SAVITUR - VISHUDDHA MUDRA

Significado: purificação
Instruções: pressione as pontas dos polegares nos lados das articulações mais baixas dos dedos anulares. Estique os outros dedos e deixe-os afastados, uns dos outros.
Benefício: ativa o centro da garganta e facilita a purificação e a desintoxicação nos níveis físico, emocional e espiritual.
Especialmente indicado para: hipertensão, derrame cerebral e hipertiroidismo.



 7. VARENYAM - PUSHPAPUTA MUDRA

Significado: oferenda de flores, entrega, doação.
Instruções: com as mãos unidas em forma de concha, junte as pontas dos dedos mínimos e dos anulares. As mãos formam uma tigela rasa, como se estivesse segurando e oferecendo amavelmente um presente de flores.
Benefício: gera compaixão, generosidade, abertura e liberalidade. Reduz o medo da doação.
Especialmente indicado para: aqueles que têm dificuldade de doação.



 8. BHARGO - PADMA MUDRA
Significado: Flor de Lótus
Instruções: comece com as mãos unidas e, mantendo as pontas dos dedos mínimos, dos polegares e a base das palmas das mãos unidas, separe bem os dedos anulares, médios e indicadores para dar a forma de uma flor de lótus abrindo suas pétalas. Perceba a luz e a energia ascendendo de dentro da flor..
Benefício: abre e integra o corpo, a mente e o espírito. Leva a energia do coração até os chakras superiores.
Especialmente indicado para: curar o coração de todas as feridas da vida.



 9. DEVASYA - MANDALA MUDRA
Significado: círculo de totalidade.
Instruções: coloque a mão esquerda em forma de concha. Repouse os dedos direitos, em forma de concha, sobre os dedos da mão esquerda. Uma as pontas dos polegares, formando uma figura oval. Sinta o circuito de energia entre os polegares expandindo-se por toda a área oval.
Benefício: invoca um estado de absorção mental e a experiência do Eu como um todo.
Especialmente indicado para: Todos.



 10. DHIMAHI - DHYANA MUDRA II
 Significado: meditação.
Instruções: coloque a mão esquerda em forma de concha sobre seu colo. Repouse os dedos direitos em forma de concha sobre os dedos da mão esquerda. Uma as pontas dos polegares formando uma figura oval e erga os dedos indicadores até que toquem os polegares, unindo as articulações superiores e médias.
Benefício: expande energia e sensações durante a meditação, removendo a letargia e auxiliando a purificar a mente e as emoções.
Especialmente indicado para: letargia, sonolência, emoções reprimidas e bloqueadas.



 11. DHIYO - SAMPUTA MUDRA
Significado: tesouro sagrado escondido.
Instruções: faça conchas com as mãos e coloque a mão esquerda por baixo da direita, encostando uma palma de encontro à outra. Crie um espaço oco e protegido entre as mãos. Sinta a energia ali contida.
Benefício: gera um sentimento de respeito pelo tesouro espiritual contido dentro de cada um, gera um estado de profunda calma.
Especialmente indicado para: aqueles com dificuldade de estabelecer o equilíbrio entre o dar e o receber.



 12. YO NAH - GARUDA MUDRA 
Significado: Pássaro mítico.
Instruções: cruze os pulsos na frente do peito com o braço esquerdo na frente do braço direito e as palmas das mãos voltadas para o coração.  Enganche os polegares, passando o direito pela frente do esquerdo, para dar o formato de asas. Os dedos podem ficar abertos ou mantidos levemente unidos.
Benefício: liberdade, fronteiras ilimitadas. Equilibra os lados do corpo e os órgãos duplos. Abre a parte posterior do coração.
Especialmente indicado para: sentimentos de constrição e de empacamento na vida.



 13. PRACHODAYAT - ANJALI MUDRA
Significado: Invocação.
Instruções: Uma as mãos na frente do coração. Deixe um pequeno espaço vazio entre as palmas. Perceba o contato entre cada um dos dedos e também o contato na base das palmas das mãos. Os antebraços movem-se suavemente para uma posição paralela ao solo.
Benefício: Invoca o espírito dentro de nós mesmos e daqueles com quem nos encontramos. O espaço vazio significa nossa natureza espiritual suprema, que é repleta e vazia ao mesmo tempo.
Especialmente indicado para: Medo, ansiedade, desequilíbrio imunológico, cardiopatias. 

http://www.jornalternativonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário