Páginas

..

"A alma que não se abate, que recebe indiferentemente tanto a tristeza como a alegria, vive na vida imortal."Fonte - Bhagavad-Gita

domingo, 18 de setembro de 2011

Celebrando o novo - Preparo para a vivencia

 

 

Descubra qual o seu dosha

Marque um ponto para cada afirmação correta e veja qual é o dosha predominante em sua constituição. O teste abaixo foi indicado pelo médico ayurvédico indiano Dr. Lele.

Vata

1 Ando, falo e ajo rapidamente

2 Aprendo coisas rapidamente

3 Esqueço coisas rapidamente

4 Sou espontâneo, animado e falante

5 Tendência a ser magro e a perder peso facilmente

6 Tendência a ter os e s frios

7 Tendência à pele seca, principalmente no outono e inverno

8 Tendência a ficar emotivo, ansioso ou preocupado rapidamente

9 O frio é o clima de que menos gosto (frio, seco e com vento)

10 Normalmente tenho dificuldade em tomar decisões

11 Tendência a ter gases e constipação intestinal

12 Tendência a sono leve, agitado e demoro a dormir



Total de vata





Pit ta

1 Tenho digestão forte, posso comer bastante tudo que quiser

2 Fico irritado ou desconforvel se pular ou atrasar uma refeição

3 Tendência a transpirar facilmente, axilas ficam geralmente úmidas

4 Não gosto de calor, prefiro muito frio a muito calor

5 Fico impaciente ou bravo facilmente

6 Tendência à ordem, precisão e aperfeccionismo

7 Raramente ou nunca tenho intestino preso, pelo contrário, tendência a diarréia

8 Gosto de comidas e bebidas frias

9 Tenho o intelecto aguçado e falo com clareza e objetividade

10 Tendência à constituição física moderada

11 Posso ser cabeça-dura e teimoso

12 Tendência a cabelos finos ou leves, grisalhos ou queda prematura



Total de pitta








kapha


1 Consigo pular uma refeição sem muito desconforto

2 Não me altero facilmente, tenho uma mente pacífica

3 Meu caminhar é lento e esvel, trabalho com ponderação e facilidade

4 Tendência a acúmulo de muco, congeso, sinusite, alergias ou asma

5 Tendência a ganhar peso e me tornar rechonchudo

6 Preciso de pelo menos 8 horas de sono por dia

7 Sem tendência a ficar bravo, impaciente ou irritado com facilidade

8 Tenho pele macia e suave

9 Pessoas me dizem que tenho a natureza doce

10 Não sou pido, mas tenho boa resistência attica

11 Não gosto de clima frio e úmido

12 Aprendo lentamente, mas tenho uma memória excelente



Total de kapha



 Yoga para os cinco elementos



O ayrveda, a ciência milenar de saúde indiana, nos ensina que nosso corpo físico e tudo que existe no universo é composto de 5 elementos básicoschamados de pancha-maha-bhuta em sânscrito. Cada um desses elementos representa qualidades fundamentais da natureza:

Terra (prithvi) - estabilidade/suporte
Água (jala) - fluidez/ suavidade
Fogo (tejas - calor/ energia
Ar (vayu) - leveza/ movimento
Espaço (akasha) - abertura/expansão

Cada pessoa possui proporções diferentes de cada um desses elementos ao nível do corpo e da mente. As três diferentes combinações que se seguem formam nossa constituição ayrvédica, influenciam profundamente nossas vidas, tanto em relação à saúde, ao trabalho, aos relacionamentos, quanto em relação à nossa prática de Yoga:

Terra e água combinam-se para formar a constituição Kapha, que em equilíbrio é sólida, consistente e resistente. Em desequilíbrio, kapha poderia tornar-se letárgico, congestionado e deprimido.

Fogo e água combinam-se para formar a constituição Pitta, que em equilíbrio é energética, dinâmica e inteligente. Em desequilibrio, Pitta poderia tornar-se hiperaquecido, assim como criando um estado de excessivo perfeccionismo e crítica.

Ar e espaço combinam-se para formar Vata, que em equilíbrio é criativo, leve e espiritual. Em desequilíbrio, Vata poderia tornar-se confuso e com saúde irregular.

Aprender a sentir e a equilibrar os 5 elementos é fundamental para restabelecer asaúde fisica e mental. Na medida que usamos nossa prática de Yoga paraequilibrar os cinco elementos, podemos maximizar os beneficios da prática.

O processo de equilibrio dos 5 elementos consiste em perceber quais elementos estão em excesso ou deficiência, para depois podermos equilibrá-los utilizando as ferramentas de Yoga.

 Por Joseph e Lilian Le Page

Nenhum comentário:

Postar um comentário