Páginas

..

"A alma que não se abate, que recebe indiferentemente tanto a tristeza como a alegria, vive na vida imortal."Fonte - Bhagavad-Gita

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Yoga e gravidez









Olá Amadas, a pedido de algumas alunas, estou resumindo alguns dos meus cursos de yoga para gestante e dando alguns toques, para que vocês passem por esta etapa sentindo verdadeiramente o prazer da maternidade. Então vamos lá:



Primeira dica; Foco
A união entre corpo e mente e de extrema importância, assim você pode compartilhar plenamente desta vida que está sendo gerada. Essa percepção de si mesmo, favoreci o equilíbrio e a harmonia. "A gravidez diminui o seu ritmo e acorda o lado instintivo e intuitivo da sua natureza. A medida que os meses vão passando você sentirá uma necessidade crescente de passar algum tempo relaxando e se focando no milagre que está ocorrendo" (Balaskas 27).


Segunda dica; Energia
Comece executar atividades como yoga, tai chi, tikun ou até mesmo programas de exercício para gestantes, a fim de liberar o corpo e sustentar o processo da gravidez. No Yoga a medida que o corpo relaxa, se entrega, e é preenchido com fôlego, então a energia é despertada e flui mais livremente.


Terceira dica; equilíbrio
O Yoga induz o corpo ao equilibrio, tanto físico quanto emocionalmente. " Os benefícios da yoga podem transformar a experiência da gravidez de um tempo de fraqueza desconforto e indisposição, para um tempo de saúde e vigor" ( Balaska 28). " Dar a luz é, entre outras coisas, um esforço físico tremendo e é tão importante encara-lá na sua melhor forma física, como seria se você fosse participar de um evento de atletismo ou for a uma expedição de trilha. É também um grande desafio emocional, um tempo em que você está experimentando a importante transição da vida de mulher para a de mãe " (Balaska 29).

Desenvolvimento fetal
(clinica Mayo/USA/Website)

Primeira Semana: Preparação
A concepção tipicamente acontece por volta de duas semanas após esse período. 


Segunda Semana: Fertilização
O esperma e o óvulo se unem em uma de suas trompas para formar uma entidade celular chamada zygote. Se mais de um ovo for fertilizado você talvez tenha múltiplos zygotes. Os zygotes tem 46 cromossomos - 23 que são seus e 23 de seu parceiro. Esses cromossomos contem material genético que irão determinar o sexo de seu bebê e características como cor dos olhos, cor dos cabelos, altura, traços do rosto e - ao menos até certo ponto - inteligência e personalidade.


Terceira semana: Implantação
O zygote - a essa altura já serão 500 células - e agora passa a ser conhecido como blastocyst. Quando isso alcança o seu útero, o blastocyst irá cavar a parede uterina para ser nutrido. A Placenta, aqual irá nutrir seu bebê durante a gravidez, também começa a se formar. Ao final desta semana, você esteja celebrando um teste de gravidez positivo.


Quarta semana: O período embrionário começa
É quando o cérebro do bebê, a corda espinhal, coração e outros órgãos começam a se formar. Seu bebê terá nessa fase aproximadamente o  10cm de comprimento.


Quinta semana: O coração começa a bater
Na quinta semana o bebê terá mais ou menos 0,18 cm. Nessa semana, o coração e o sistema circulatório estarão tomando forma, As veias sanguíneas de seu bebê irão completar um circuito, e seu coração começará a bater. 


Sexta semana: O tubo neural se fecha
O crescimento é rápido nessa semana. O tubo neural ao longo das costas estará fechado, e o coração de seu bebê estará batendo em um ritmo regular. Algumas característica faciais irão agora começar a aparecer, incluindo uma abertura para a boca e passagens ou vias que formarão o ouvido interno. Os sistemas digestivo e respiratório começarão também a serem formados.


Sétima semana: O cordão umbilical aparece
Seu bebê terá mais ou menos 0,83 cm de comprimento. O cordão umbilical, o elo de ligação entre o bebê e a placenta é agora claramente visível. 


Oitava semana: Os dedos se formam
Desenvolvimento dos dedos das mãos e dos pés nessa semana, que estarão ligados por uma membrana. Pulsos, cotovelos e tornozelos são claramente visíveis, e as pálpebras começarão a se formar. As orelhas, labio superior e a ponta do nariz também se tornarão reconhecíveis.


Nona semana: Os movimentos começam
Seu bebê agora está com 2,5 cm de comprimento e pesará um pouco menos do que 3,55 gramas. Todos os órgãos estão em seus lugares. Os órgãos reprodutores, como testículos ou ovários, começam a se formar. Seu bebê começa a se movimentar nessa semana, mas você não será capaz de sentir.


Décima semana: Neurônios se multiplicam
A essa altura, os órgãos vitais teen uma sólida fundação. A cauda embriônica desapareceu completamente, e seu bebê já possui dedos das mãos e dos pés completamente separados. Os ossos começam a se formar. Essa semana, o cérebro de produzirá por volta de 250.000 novos neurônios a cada minuto. Se for um menino começarão a produzir o hormônio masculino, testosterona.


Décima primeira semana: O sexo pode estar visível
De agora até a vigésima semana de gravidez, seu bebê irá crescer em peso 30 vezes mais e irá triplicar de altura. Ao final desta semana, a genitália do bebê irá se desenvolver podendo ser facilmente reconhecido.


Décima segunda semana: Unhas aparecem
A cabeça agora é metade do tamanho de todo seu corpo. O queixo e o nariz se tornarão mais delineado também.


Orientações


Primeiro trimestre

  • Seja conservador
  • Pratique a arte da entrega; (sendo em vez de fazendo).
  • Mantenha a vida simples
  • Alongamento são excelentes
Contra Indicação

  • Deitar de barriga
  • posturas que visam força abdominal
  • torções de baixo frente

Segundo Trimestre
  • Posturas em pé para fortalecer o corpo baixo
  • Ásanas para abertura da virilha e do quadril
  • Flexões do tronco para frente com as pernas afastadas
  • Posturas restauradoras



Terceiro Trimestre



  • Posturas de descanso podem ser feitas de lado
  • Respeitar os limites
  • Trabalhar bastante respiração


Algumas dicas de Deeksha

  • Algumas culturas quando nasce um bebê dizem no seu ouvido esquerdo, todas as qualidades que desejam no filho.
  • Durante a gravidez repetir as qualidades que você deseja para sua alma.

0 a 6 anos
Devemos tratar como um rei, não deve usar a palavra não, assim sendo evite as situações em que terá que dizer não ou troque por afirmações. Quanto mais vezes disser a palavra não nesta fase, mais teimoso será na adolescência.

6 a 12 anos
Devemos tratar como um príncipe, não vai dar indicação como se deve fazer as coisas, vai dar o exemplo. Se você pede para ele parar de gritar e você faz isso em voz, está contradizendo. Vai criar um Ser que vai oscilar no humor e na personalidade. Nesta fase são como argilas, qualquer furo, irá ficar para o resto da vida.

12 aos 16 anos
Tratar como amigo, escutar e dar sugestões, mas deixar escolher seu próprio caminho.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário