Páginas

..

"A alma que não se abate, que recebe indiferentemente tanto a tristeza como a alegria, vive na vida imortal."Fonte - Bhagavad-Gita

domingo, 22 de janeiro de 2012

Mantra Kailash




Kailash ki shaktí Shiva Shankara ki jay jay
Yamuná ki jay jay
Gañga ki jay jay


A força de Shakti e Shiva Shankara que vem de Kailash, saudações, saudações
de Yamuná, saudações, saudações
de Gañga, saudações, saudações

Notas da Tia Lu

Andei pesquisando sobre esse mantra e achei alguma coisa via internet e livros; então vamos lá!

Shakti
Como essa semana trabalhamos em aula a energia de Shiva e Shakti achei esse mantra bem apropriado para esse momento. A força de Shakti é a força feminina, que pode ser representada por Parvati a mulher de Shiva. Na aula foi muito bem representada pelo lado esquerdo do corpo, o lado lunar..emoção, sustentação, equilibrio.

Shiva Shankara
Já o lado direito direcionamos a Shiva o criador do Yoga, que representa o lado sol...razão, controle, busca. O Shiva neste mantra e o Shiva Shankara ou Shiva em estado de meditação! O Tigre é o veículo de sua shákti, a Deusa de todas as forças e poderes. Shiva está além e acima de qualquer força. Sentado sob a pele de um Tigre, simboliza a vitória sobre todas as forças.


Kailash
Kailash é uma montanha que pertence a cordilheira dos Himalaya, está nas coordenadas 31° 4′ 0″ N, 81° 18′ 45″ E conta a lenda que Kailash é a morada de Shiva e Párvatí.  Os budistas acreditam que buddha também esteve por lá. Uma das coisas que fazem está montanha ser tão sagrada é que em seus pés ficam outras montanhas menores que fazem ela parecer um lotus. Um lindo portal se estabelece lá, para aqueles que buscam a evolução do Ser,
 
 
 
Jay 
Vem da palavra Jaya que significa o vitorioso.

Yamuna
O rio Yamuna (conhecido também como Jamuna) é um dos principais rios do norte da Ìndia, medindo 1370 km de comprimento. É um dos principais afluentes do Ganges e um dos sete rios sagrados da Índia, considerado segundo em termos de importância religiosa. Segundo a lenda, a deusa deste rio é a irmã da divindade hindu da morte, o deus Yama, e filha do deus do Sol, Surya. Segundo o Mahabharata (texto) o deus Krishna passou a sua infância nas águas deste rio.Ao ser considerado uma divindade, o Yamuna é frequentemente representado nos templos hindus como uma figura feminina montada sobre uma tartaruga, acompanhada por uma ou duas criadas que transportam uma sombrinha, que pode aparecer também nas portas de entrada dos templos, junto à deusa do Ganges. 

Ganga
É a representação do rio Ganges, que tem um valor espiritual para as pessoas que seguem o hinduísmo, na qual acreditam que ele tem a capacidade de purificar todos os pecados. Acreditam que suas águas descem diretamente dos céus, por obra constante do deus Brahma, criador do universo.
 O Rio Ganges é a manifestação terrena da Deusa Ganga, o Deus Shiva foi persuadido à permitir a Ganga, em sua forma terrena de rio, passar através de seu cabelo, dividindo-se em muitos afluentes quando caíram em terra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário