..

"A alma que não se abate, que recebe indiferentemente tanto a tristeza como a alegria, vive na vida imortal."Fonte - Bhagavad-Gita

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Yámas e Nyámas-os preceitos éticos do yoga



BRAHMACHARYA

Contenção da energia sexual
  • Não- promiscuidade.
  • Mensagem: Controle do prazer sensorial. 
  • Outras definições: celibato, estudo religioso, castidade.Evitar relações sexuais ás quais você não exalte a espiritualidade da pessoa, á qual você não enxerga no outro a sua alma divina, a qual você não entenda que a quem você se entrega é uma alma em movimento que habita um corpo. 


Dois amigos e quatro mulheres

“ Que maravilha é ter duas mulheres”, falou entusiasmado um homem ao seu amigo, enquanto fumavam narguilé num bar. Com as mais floreadas palavras, ele louvava a variedade e a magnificência de poder testemunhar o fato de que duas flores podem ter perfumes tão diferentes. Os olhos do amigo ficavam cada vez mais arregalados. “ Meu amigo deve viver tão bem como no paraíso”, pensou ele com seus botões. “ Por que não deveria eu também saborear a doçura de ter duas mulheres como meu amigo aqui provavelmente faz? “
Logo após esse encontro, ele tomou para si uma segunda esposa. Ao tentar compartilhar o leito nupcial com ela na noite do casamento, ela o rejeitou zangadamente.
“ Deixe-me dormir” , disse ela, “ vai procurar tua primeira esposa. Eu não quero uma quinta roda na carreta. Escolhe: ou eu, ou a tua outra esposa”.
Em busca de consolo, ele foi até sua segunda esposa.Mas , quando tentou deitar na cama junto a ela, veio a reclamação: “ Não comigo! Se casaste com uma segunda mulher é porque  eu não te sou suficiente, então volta para os braços dela!”
Nada mais lhe restava fazer senão sair de sua própria casa e buscar um lugar para dormir na mesquita mais próxima. Quando tentava adormecer em posição de oração , escutou alguém que pigarreava atrás dele. Espantado, voltou-se para trás, pois a pessoa que havia chegado não era outra senão seu bom amigo que havia exaltado a maravilha de ter duas esposas.
“ Por que vieste aqui?” perguntou ele assombrado.
“ Minhas esposas não me deixam chegar perto delas. Assim tem sido por várias semanas.”
“ Mas então por que me disseste que era maravilhoso viver com duas esposas?”
Envergonhado, o amigo respondeu: “ Eu me sentia tão solitário nessa mesquita, que desejava ter um amigo comigo…”



Nenhum comentário:

Postar um comentário