Páginas

..

"A alma que não se abate, que recebe indiferentemente tanto a tristeza como a alegria, vive na vida imortal."Fonte - Bhagavad-Gita

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Olhar


Na prática desta semana trabalhamos o nosso olhar, o olhar para nós mesmos durante toda aula.

 

Drishti que quer dizer  literalmente olhar, são técnicas de fixação ocular. Possuem efeitos de saúde e vitalidade nos músculos e nervos óticos e no sistema nervoso central, auxiliando no processo de estabilização da mente. 

 

São muito úteis contra depressão e ansiedade e melhoram a memória e a concentração. No plano sutil, estimulam o ájña chakra e promovem a clarividência, ampliando a visão do Todo. 

 

drishti é uma técnica de fixação do olhar; já o trátaka é a concentração num objeto exterior, e está relacionado apenas com a percepção visual; enquanto o ekágratá é um processo que compreende a participação da consciência, que se concentra em um só ponto.


Os exercícios de fixação ocular mais importantes são naságra, a fixação na ponta do nariz; bhrúmadhya, concentração no intercílio; e bhúcharí drishti, fixação ocular no vazio. 


Também podemos ver outros como;

 Agni drishti, firmar o olhar no fogo, que pode ser uma fogueira ou a chama de uma vela; 

Tára ou táraka drishti, fixação da visão na imagem de uma estrela; 

Chandra drishti, estabilização do olhar na Lua; 

Súrya drishti, fixação no Sol na hora do alvorecer ou no ocaso; 

Shakta ou shaktí drishti, fixação nos olhos do parceiro ou parceira tântrica; Guru drishti, concentração na imagem do guru.


Praticar o olhar em um ponto, nos coloca em reflexões importantes;

O que eu olho eu realmente vejo?

Como eu me vejo?

Como o Mundo me vê?


Que possamos mudar a ótica de ver a vida, olhar com olhos de primeira vez, precisamos nos dar a oportunidade de se espantar, de estranhar, observar algo até que não exista nada.

Se todos os dias olharmos para o amigo,  pais, parceiro com olhar de primeira vez, veremos sempre algo novo e a relação será uma oportunidade de troca única. Assim, também serve para a vida olhemos para a mesma vida com um novo olhar e verás coisas incríveis que o dia a dia lhe impediu de ver.


Boa Prática

Nenhum comentário:

Postar um comentário