..

"A alma que não se abate, que recebe indiferentemente tanto a tristeza como a alegria, vive na vida imortal."Fonte - Bhagavad-Gita

domingo, 17 de maio de 2015

Yoga para Atletas






Yoga é uma filosofia originado na Índia que surgio  há mais de cinco mil anos a.c. Essa filosofia de união e bem-estar começou a ganhar o ocidente pelos imensos benefícios aliando ao corpo e mente, e hoje vem ganhando espaço por atletas que querem aumentar seu rendimento nos esportes.

Um grande exemplo é a corrida, quando corremos não podemos esquecer de um factor muito importante que é a concentração, a concentração é fundamental para quem pensa em resultados. 

Se você entra disperso em um treino ou competição, provavelmente seu rendimento será prejudicado. Muita gente tem dificuldade em se concentrar ou de se manter concentrado durante muito tempo.  A concentração depende muito da disciplina da mente, onde o yoga atua perfeitamente. Uma mente bem treinada encontra com muito mais facilidade para se manter focado nas atividades que se compete, seja na corrida, mas também em jogos que exige calma, controle e concentração como; futebol, vôlei, ginástica olímpica e tantos outros. Podemos ver a equipe de futebol alemã que continua utilizando yoga como um trabalho intensivo para o corpo físico e mente. 

Você já ouviu falar sobre estar em alfa, beta ou gama? Acredite, na atividade física você pode atingir este estado. Podemos colocar como exemplo a corrida, existe um momento na corrida em que seu corpo e mente são capazes de correr para sempre. Uma sensação em que pernas e músculos parecem fluir sem qualquer esforço. Este estado mental é caracterizado pelas ondas cerebrais que trabalham numa frequência mais baixa e proporcionam um relaxamento profundo para que tudo aconteça de uma forma mais agradável, conhecida como zona alfa. Nesta fase seu corpo apresenta um estado de equilíbrio entre o consumo e a produção de oxigênio. Não espere atingir este estado com algumas semanas de treino, pois este estado de equilíbrio é treinável.

Uma forma de aprimorar a sua concentração ou estar em zona alfa pode ser através do Yoga. O Yoga vai muito mais fundo que a nossa camada de músculos que compõe nosso corpo. As posturas conhecidas como ásanas, as técnicas de respiração e mentalização são ferramentas para alcançar um rendimento melhor e apaziguar a mente para que o atleta consiga ir além sem se preocupar com esforço físico.

O yoga é uma boa complementação do treinamento esportivo por oferecer a correção postural, flexibilidade, equilíbrio, força isométrica e principalmente o equilíbrio emocional. Além disso melhora e amplia a capacidade pulmonar.

 O yoga atinge a parte interna de cada órgão e não a periferia. Todo o mal é eliminado pela raiz, desintoxicando o corpo para depois buscar o equilíbrio da mente. Atingindo o equilíbrio emocional, o corpo fica menos exposto às tensões que levam a contusões. Como lucro, você ganha flexibilidade, equilíbrio, melhora sua respiração, aumenta concentração, fortalece os músculos preserva as articulações e aumenta seu desempenho.

Sabemos que a maioria dos corredores tem sua cadeia posterior encurtada, panturrilha, posterior de coxa e os paravertebrais, que precisam constantemente serem alongados, para criar leveza na corrida e aumentar a velocidade, prevenindo lesões. Uma outra região atingida  pela corrida são as articulações dos joelhos e lombar,  regiões em que o Yoga pode ajudar, prevenindo lesões.

Através da sua consciência na respiração e na execução das posturas, você observa o que está acontecendo fora e volta a atenção para dentro do corpo. Assim você pode praticar também o Yoga como foco para melhorar seu treino de corrida. 

Desejo uma boa prática com consciência!
NAmastê
Lu Perez

Nenhum comentário:

Postar um comentário