Os 5 Yamas são os conceitos éticos para viver em comunidade, sociedade:
2- Satya = A Verdade (dizer a verdade e fazer o que se diz).
Nesta semana as crianças aprenderam mais uma palavra importante a ser aplicada Satya (falar sempre a verdade). Contamos a história do pinoquio, numa versão mais yoguini é claro, eles adoraram!!!
Cada um expôs sua historia sobre esta nova ética que aprenderam na sala de yoga. A verdade abordada na aula, se uniu ao primeiro yama que eles aprenderam... Ahinsa; a não violência, ou seja, ser verdadeiro sem ser arrogante e agressivo.
Muitos dos alunos fizeram questão de contar historias que aconteceram em família, assim sendo... aproveite este ensinamento do yoga que não deve servir só para esses pequeninos Seres de luz, mas para vocês também. Deus confiou a educação e o amor a você pai e a você mãe, então utilize em suas vidas esses preceitos éticos para que seu filho possa seguir o seu exemplo.
Deixo a vocês essa história para que possa refletir um pouco mais.
Com amor,
Luciana Perez
Certa vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou mandou chamar um advinho para que interpretasse seu sonho.
_ Que desgraça, senhor! Exclamou o advinho. Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.
_Mas que insolente! Gritou o sultão enfurecido. _Como te atreves a dizer-me semelhante coisa?! Fora daqui!
Chamou os guardas e ordenou que lhe desse, 100 açoites. Mandou que trouxessem outro advinho e lhe contou seu sonho. Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:
_ Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar 100 moedas de ouro ao segundo advinho. E quando este saía do palácio um dos cortesãos lhe disse admirado:
_ Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.
_ Lembra-te, meu amigo, respondeu o advinho: _ que tudo depende da maneira de dizer.
Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, paz ou guerra. Que a verdade deve ser dita em qualquer situação, não resta dúvida. Mas a forma como ela é comunicada é que tem provocado em alguns casos grandes problemas. A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta. Mas se a envolvermos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente será aceita com facilidade.
A embalagem, nesse caso, é a indulgência, o carinho, a compreensão e acima de tudo, a vontade sincera de ajudar a pessoa a quem nos dirigimos.
Ademais, será sábio de nossa parte, antes de dizer aos outros o que julgamos ser uma verdade, dizê-la a nós mesmos diante do espelho. E , conforme seja a nossa reação, podemos seguir em frente ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário