Ganesha
É cultuado como deus da sabedoria, da superação e remoção dos obstáculos, dos começos auspiciosos e da prosperidade. É hábito dos indianos solicitar sua ajuda no ínicio de qualquer projeto, seja material, espiritual, intelectual ou profissional. Este deus está associado também á prudência, diplomacia e ao poder.
Conta lenda que Ganesha teve sua cabeça cortada por Shiva, que não sabia que ele era seu filho. O pai então saiu e cortou a cabeça do primeiro animal que encontrou, o elefante, colocando-a sobre o corpo de ganesha, que renasceu. Pelo desconsolo de Parvati, sua mãe, os outros deuses determinaram que Ganesha fosse sempre o primeiro deus a ser reverenciado.
Suas imagens são representadas por um homem robusto com cabeça de elefante, indicando firmeza e sagacidade. A tromba está associada á força e ao órgão genital masculino. Sua boca está relacionado ao genital feminino e à intuição, mostrando o equilibrio perfeito entre o masculino e o feminino.
Seu veículo é um rato, associado aos falsos sentimentos, que nos impedem de enxergar os fatos com clareza. Esse Deus gosta de doces e tem sempre uma bandeja de modaka, doce feito de coco e varinha de arroz. É comum seus devotos oferecerem-lhe doces, quando conseguem soluções e esclarecimentos sobre suas necessidades, como sinal de respeito, agradecimento.
O mantra de Ganesha é " Om Gam Ganapatayei namaha", que significa " Om e saudações aquele que remove obstáculos".
Atributos: Superação de dificuldade, sucesso em qualquer empreendimento, remoção de obstáculos, conhecimento, prosperidade, abertura de caminhos, energia, alegria, otimismo, auspiciosidade.
Invoque quando: Iniciar novos projetos, precisa definir metas e novos caminhos em empreendimentos, quando precisar quebrar obstáculos para limbar o caminho.
Vishnu
É o número um entre os Deuses que protege. É o poder supremos e eterno. Este deus assume várias formas com diferentes atributos para ajudar o homem a compreendê-lo. Seu nome significa " o que se espalha em todas as direções", indica sua onipresença. Sua esposa é a deusa Lakshmi. É representado com a pele azulada, ornamentos reais e muitos braços simbolizando seus múltiplos poderes.
O Mantra a vishu; "OM NAMO NARAYANAYA " Saudamos e invocamos o Senhor Vishnu em nossas vidas.
Atributo: Caridade, recompensa, proteção, poder.
Invoque quando: Quando precisar de proteção, quiser assegurar ordem em algum assunto; ser recompensado em alguma situação ou até mesmo no trabalho. Quando estiver se sentindo frágil, desprotegido, temeroso ou sem a necessária confiança em alguma atividade ou área da vida.
Lakshmi
Deusa da fortuna, esposa de Vishnu, sempre o acompanha em cada reencarnação dele. Simboliza a disponibilidade de recursos materiais. É tida como a deusa da fortura e de todas as riquezas. É eterna e onipresente è considerada como a deusa mãe. Ela se enfeita com joias e roupas reais, segura uma flor de lótus branca e da outra mão jorram moedas de ouro. É venerada junto com Ganesha, por negociantes e comerciantes, com objetivo de trazer prosperidade financeira.
O mantra de lakshmi ; " Om Mahalakshmyai cha vidmahe... vishnu patnyai cha dhimahi...Tanno Lakshmihi prachodayat". Atributo: Fartura, fortuna, prosperidade, abundância.
Invocar quando: Estiver precisando de prosperidade e abundancia interior, resolver situações ligadas a prosperidade; material, espiritual, mental e emocional. Tenha sempre um pote de moedas junto a imagem da deusa.
Brahma
O criador do universo, um dos três deuses da trindade. Quando um universo é destruido e outro está para ser criado é quando este deus aparece e assume seu poder. É mostrado com quatro cabeças e quatro braços e sua pele vermelha. Aparece como um velho barbado cavalgando seu cisne ou agachado sobre seu lótus.
O mantra para Brahma " Om Hrim Brahmaya Namah", proporciona contentamento, saúde e longevidade. Concede também um sentimento profundo de devoção e confiança. Deve ser entoado, no mínimo, oito vezes
Atributos: Criação, saúde, longevidade, devoção, confiança.
Invocar quando: Precisar criar situações novas, dar o primeiro passo, sentir necessidade de direcionar sua energia para concretizar uma ação; solicitar ideias que podem se transformar em objetivos concretos.
Sarasvati
A deusa do conhecimento e parceira de Brahma. Ela habita os instrumentos musicais e os itens usados na aprendizagem como canetas, tinteiros, cadernos etc. É a deusa que nos induz a revelações verdadeiras. Bela e delicada, símbolo da transmutação, trazendo em uma das mãos uma flor para oferecer a Brahma e na outra um livro, símbolo de sua sabedoria. Também é representada como uma jovem com apenas dois braços que toca um instrumento de cordas, sentada sobre uma flor de-lótus, ou um cisne.
Mantra para Sarasvati visa o aperfeiçoamento do intelecto, da criatividade e da inteligência. Deve ser entoado, no mínimo oito vezes: Om Sri Sarasvatiaya Namaha.
Atributos: Conhecimento, sabedoria, revelação, música, aprendizado, fala, artes criativas.
Invocar quando: Precisar estudar ou ter sabedoria e conhecimento em testes, provas ou entrevistas de emprego onde tenha que se sobressair; aprender novos assuntos para os quais sua mente está desgastada ou quando houver dificuldade; criança com dificuldade de aprendizado; aprender linguas, instrumentos, nova profissão.
Shiva
O destruidor do mal. è um dos deuses da trindade sagrada. Shiva nos mostra que nada é permanente. Representado como um deus alegre que dança, ama, luta, e tem muito bem resolvido e equilibrado os aspectos masculinos e femininos de sua alma.
Shiva dança sobre o demônio Pamara Purusha, que representa nosso ego inflado. Representada por um belo homem azul, de cabelos longos, essa divindade tem em evidência, entre os olhos, o ajnã chacra (terceiro olho). Shiva é conhecido por muitos nomes, como Maheswara (O Grande Deus), Ishwar (O Glorioso), Chandrashekara (O Que Tem a Meia-Lua à Frente), Mritunjaya (O Que Vence a Morte), Isana (O Governante), Tryambaka (O de Três Olhos), Sri Kanta (O Que Possui Formoso Colo), Bhuteswara (O Senhor dos Bhuts, dos Elementos da Terra), Gangadhara (O Que Leva o Rio Ganges nos Cabelos), Sthau (O Imperecível), Mahakala (O Grande Tempo), Girisha (O Senhor das Colinas), Digambara (O Que se Veste Com o Espaço) e Bhagavat (O Senhor).
Sua esposa é Shakti. Embora tenha a vida conjugal mais conturbada da mitologia hindu, por possuir várias amantes, o amor que unia Shiva e Shakti era absolutamente profundo. Devido a esse amor, depois da morte de Shakti os deuses/deusas concederam nova vida a ela, que renasceu com o nome de Parvati.
Shiva é o primeiro avatar (manifestação da lei divina ou do caminho da iluminação) que veio à Terra e é apontado como o criador do yoga.
O mantra de Shiva, ou Shiva Mantra, é utilizado nas práticas de yoga e proporciona consciência, saúde longevidade e alegria com a elevação da energia kundalinî. Para praticá-lo é necessário que se tenha muita bhava (devoção). Deve ser entoado oito vezes ao dia e é um dos mantras mais conhecidos do hinduísmo e do tantra: Om Namah Shivaya.
Parvati
É a reencarnação ou outra manifestação de Shakti. Também conhecida pelo nome de Gauri (Dourada), é nessa manifestação que se torna a deusa da atração e da beleza. Representada por uma mulher serena e paciente, seus principais atributos são tipicamente femininos, por isso Parvati relaciona-se a elementos como maternidade, carinho e harmonia. Embora fosse a reencarnação da companheira de Shiva, ele teve dificuldade de conquistar seu amor e só a teve porque Parvati era uma manifestação de sua eterna consorte.
O mantra de Parvati, ou Gauri Mantra, concede ao praticante força consciência pessoal. Deve ser entoado oito vezes ao dia: Om Hrim Gauryai Namah.
Atributos: fertilidade, abundância, mãe.
Invocar quando: Precisar ser atraente com alguem especial, estiver precisando de serenidade e paciência. Quando precisar de alegria e quiser demonstrar afeto por alguém.
Kartikeya
Deus da guerra. Filho mais velho de Shiva e Parvati, irmão de Ganesha. Nasceu com o objetivo de destruir demônios que causavam confusão, atrapalhando as estações. É o comandante chefe das forças divinas. Cavalga um pavão, sua esposa é Devanesa.
O mantra para Kartikeiya é
Atributos: Vencer todas as batalhas, força divina.
Invocar quando: Precisar de força divina a seu favor e em solucionar as mais diversas questões.
"om śaravaṇa bhavāya namaḥa"
Agni
Deus védico do fogo. Leva aos deuses as oferendas feitas pelos homens. Filho de Brahma. è a testemunha em todos os rituais Hindus.Esse deus vivia entre os mortais e servia como mensageiro entre deuses e homens. Possui seis ou sete braços, duas cabeças e três pernas. Monta um carneiro ou uma carruagem puxada por cavalos de fogo.
Atributos: verdade e fé.
Invocar quando: precisar de fé, auto confiança, busca da verdade em qualquer assunto, quiser saber da pureza e da intenção de alguém.
Hanuman
O deus macaco traz o poder e a força. É considerado sagrado e foi abençoado com a imortalidade por outros deuses. Apresenta com corpo musculoso e cabeça de macaco, levando na mão um grande bordão.
Mantra a Hanuman " Om Hanumatay namaha"
Atributos: Poder e força.
Invocar quando: Precisa de coragem ou força interior para enfrentar novas situações e desafios, precisa demostrar lealdade e devoção a algo ou alguém.
Indra
É o deus da chuva e ventanias e dos elementos naturais. Possui quatro braços, protege e atende aos desejos humanos.
Atributos: Forças da natureza, proteção, atendimento aos desejos humanos.
Invocar quando: Precisar de ajuda dos elementos ou elementais da natureza a seu favor, para concretizar e realizar seus desejos e intenções.
Surya
O deus sol substituído depois pela trindade Brahma, Vishnu, Shiva. É oferecido água ao nascer do sol a este deus.
Mantra Gayatri;
- Om bhūr bhuva svar
- tat savitur varenyam
- bhargo devasya dhīmahi
- dhiyo yo nah prachodayāt
Atributos: Iluminação, luz, energia.
Invocar quando: Precisamos clarear a mente e iluminar o coração, precisamos tomar decisões acertadas, precisar de estado de renovação.
Durga
Durga representa o bem e o mal, a guerra justa, os principios do amor e da sexualidade, a inteligencia e a criatividade, o ciclo da vida e da morte. Outra manifestação de Shakti, Durga é a própria Parvati. Aqui, porém, ela assume a postura de uma guerreira, capaz de eliminar os demônios que prejudicam os deuses/deusas e os homens. Tem uma beleza forte e cativante e, por demonstrar coragem e astúcia, revela outro aspecto da feminilidade, menos conhecido e mais guerreiro. A palavra Durga significa “inacessível”, no sentido de algo ilusório, imaterial.
O mantra de Durga, ou Durga Hridaya Mantra, proporciona proteção feminina, consciência, sexualidade e segurança. Deve ser entoado oito vezes ao dia: Om
Atributos: Justiça, inteligência, auxilio divinocontra os medos ou desafios.
Invocar quando: Precisar invocar e demonstrar seu lado guerreiro e forte para eliminar situações indesejáveis, precisar de coragem e astúcia em seus empreendimentos.
Kali
Kali é a Mãe Negra, a deusa da morte, (transformações) representada por uma mulher de pele escura e quatro braços. Leva nas mãos uma espada e a cabeça de um gigante a quem venceu e matou. Seus olhos são avermelhados e há rastros de sangue no rosto e nos seios. Simboliza a destruição e morte do ego e do apego às ilusões que geram sofrimento.
O mantra de Kali, ou Kali Mantra, atua sobre o despertar da energia da vida (kundalinî), eliminando o egocentrismo do praticante e preparando-o para alcançar a maturidade, individação(Jung) e o respeito dos que o cercam. Deve ser entoado oito vezes ao dia: Om Sri Kalikaya Namah.
Atributos: Maturidade, respeito, transformação, banimento.
Invocar quando: Precisar desapegar de situações que estão gerando sofrimento, distinguir o real do que é imaginário, despertar a força mais primitiva, precisar deixar o ego.
Shakti
Simboliza o ideal feminino, e foi a amada de Shiva em sua primeira manifestação na terra. Representada por uma mulher jovem e linda, ricamente ornamentada, sua expressão é serena e seus grandes olhos negros transmitem compreensão e sabedoria.
O principal atributo do mantra a Shakti é o desenvolvimento do poder de geração e criação. "Hrim Shrim Krim Parameswarayai svaha".
Atributos: Geração, criação, beleza, alegria, virtude, sinceridade, sensualidade.
Invocar quando: Quando quiser ou precisar invocar seu poder interior para gerar e criar novas situações, desenvolver sua sensualidade.
Kamadeva
O deus do amor, filho de Vishnu. Usa arco feito de flores com cinco flechas ( os cinco sentidos), com as quais inspira os amantes. Monta um papagaio, símbolo da sensualidade.
Mantra para Kamadeva " Kling Kamadevaya namah"
Atributos: amor e sensualidade
Invocar quando: Quiser saber se o amor de alguém por você é verdadeiro, quiser desenvolver o amor próprio.
Soma
O rei do êxtase é também conhecido como deus da lua. Os deuses se alimentam -se do néctar de Soma para manter a imortalidade, deixando-o tão exausto que definha (lua minguante).
Atributos : Imortalidade
Invocar quando: Quiser trabalhar com a força da lua e quando precisar saber, conhecer ou distinguir o real do imaginário.
Radha
Amada de krishna, deusa do amor. Considerada uma encarnação de Lakshmi. O seu amor por Krishna foi imortalizado em vários poemas.
Mantra a Radha ;
Radha Gayatri Mantra
Aum Vrashbhanujaye Vidmahe
Krishnapriyaye Dheemahi
Tanno Radha Prachodayat
Aum Vrashbhanujaye Vidmahe
Krishnapriyaye Dheemahi
Tanno Radha Prachodayat
Atributos: Reunião dos opostos.
Invocar quando: Quiser ou precisar trabalhar melhor com a própria sexualidade, estiver envolvida em situações afetivas.
Krishna
Reencarnação de Vishnu, Krishna é um dos mais conhecidos avatares. Seu nome significa “escuro”, graças à sua pele de tom azulado. É representado por um jovem formoso, de corpo forte e cabelos anelados. É a divindade do amor e também recebe os nomes de Govinda (Pastor), Kezava (O Que Possui Cabelos Abundantes), Gopinath (Senhor dos Leiteiros) e Gopal (Pastor).
O mantra de Krishna, ou Krishna Mantra, permite ao discípulo desenvolver uma grande força física e moral. A entoação constante deste mantra proporciona confiança e faz com que o praticante passe a acreditar em sua própria capacidade de realização. Para ele o impossível torna-se possível, a dor se transforma em alegria, e as dificuldades,
Om Klim Krishnaya Namah .
Alguns mantras relacionados a Krishna
Mantras de Krishna (para felicidade): Om Hrisi Keshâya Namah.
Este mantra pode ser entoado, também, para despertar todos os nossos potenciais.
Govinda é o chefe dos pastores e este mantra é uma alusão ao mestre Krishna, o pastor dos espíritos, entoado por aqueles que buscam orientação mística interior:Om Govindaya Namah.
O mantra que homenageia Krishna, o matador de demônios, deve ser entoado para proteger-nos de inimigos:Om Madhusudanaya Namah.
Este é o mantra de proteção que invoca Vasudeva, o pai de Krishna:
Om Namo Bhagawate Vasudevaya.
A repetição deste mantra sagrado aumenta sensivelmente nosso poder de cura energética :
OM Sri Krishnaya Govindaya Vallabrâva Swáhá.
Atributos: Força física e moral, confiança, capacidade de realização, satisfação, alegria, amor.
Invocar quando: precisar desenvolver força física e moral, desenvolver capacidade de realização, estiver em busca dos seus potenciais e dons, quiser proteger-se de inimigo.
Luciana,
ResponderExcluirFalando dos atributos de Sarasvati, vc diz: "Atributos: Conhecimento, sabedoria, REVELAÇÃO, música, aprendizado, fala, artes criativas."
Na religião cristã ( ao menos na versão que conheço) REVELAÇÃO significa transmissão de conselho, ordem, ensinamento divino ao homem.Mas conhecimento que diz respeito diretamente ao relacionamento entre deus e o homem.
É nesse sentido que você usa a palavra REVELAÇÃO para falar de Sarasvati?
Namastê
_/\_
Namastê José, isso mesmo ...revelação como conhecimento sagrado.
ResponderExcluir