O que é Shaktipata? Este é um termo freqüentemente usado e é explicado como a Descida da Graça de Śiva em um indivíduo. Além de nossas práticas espirituais, para alcançar Śakti-pāta (Shaktipata), temos que ter a Graça Divina e a Graça Divina diretamente relacionada ao nível de nossa evolução espiritual. O mais alto estado de evolução espiritual é a manifestação de Amor para o Divino, um estado além do mantra japa, a meditação, etc. A manifestação do amor significa que nossa mente está completamente permeada por pensamentos e sentimentos divinos. Nesse estado de espírito, não há lugar para qualquer impressão na mente. O que acontece quando Śakti-pāta (Shaktipata) é derramado sobre nós? Para colocar isso simplesmente, nossa ignorância inata é removida no momento da descida de Śakti-pāta (Shaktipata). Quem remove nossa ignorância inata? Como sabemos, Śiva nunca age diretamente e sempre atua através de Seu Svātantrya Śakti (Poder Independente e Absoluto de Śiva), que é adorado por nós como Parāśakti. Ela tem três tipos de formas - brutas, mais sutis e sutis. Formas brutas são Suas formas diferentes que adoramos. Sua forma sutil é forma Kāmākalā (somente a partir desta forma, o universo é criado), como explicado em Lalitā Sahasranāma 322. Sua forma mais sutil é Kuṇḍalinī. Essas três formas podem ser explicadas de forma diferente. As formas brutas são Her Ṣoḍaśī, Kālī, e outras formas, como descrito em Daśamahāvidyā. Ao adorar estas formas através de vários rituais, estabelecemos bases sólidas para a nossa evolução espiritual. Em seguida, nos mudamos para a forma de Kāmākalā e esta forma é adorada através de seus vários mantras como Pañcadaśī, Ṣoḍaśī, etc. Sua forma de Kāmākalā se refere a visarga, o que significa enviar, criar, produzir, etc., que também inclui letras e alfabetos diferentes de que ela vários mantras são derivados. Embora existam milhões de mantras , basicamente os mantras são destinados a limpar várias impressões da nossa mente. A mente pode ser amplamente classificada em mente consciente e subconsciente. A mente consciente é onde os desejos e os anexos são armazenados como impressões profundas e na mente subconsciente, nossas impressões kármicas são armazenadas. Quando o carma está maduro para a manifestação, as impressões da mente subconsciente se percolam na mente consciente e nos fazem realizar certos atos. Quando nos entregamos ao Divino, podemos ter certeza de que qualquer ato que façamos agora, não causará impressões cármicas e quaisquer dores e misérias que soframos não são senão a experiência de nossos karmas passados embutidos em nossa mente subconsciente. Agora podemos entender que sofremos várias transformações em nossas vidas antes de nos tornarmos aptos para Śakti-pāta (Shaktipata).
Existem diferentes níveis de Śakti-pāta (Shaktipata). Esses níveis podem ser explicados através do exemplo a seguir.Em cada barragem, o fluxo de água é preso pelas estores de ferro gigantes na barragem. A água é liberada da barragem de acordo com as necessidades. Quando a necessidade é mais, as persianas são abertas completamente e a água do reservatório brota rugindo e, quando a necessidade é menor, as persianas são abertas um pouco, de modo que a água flua apenas pelo rio. O reservatório é Śiva, a represa é Śakti, as persianas são Śakti-pāta (Shaktipata) ea exigência de água é o nível de nossa devoção. Se as persianas estiverem totalmente abertas, quando não houver necessidade, haverá inundações e quando houver uma enorme exigência de água e se as persianas não forem liberadas, as culturas serão danificadas e a vida fica difícil. Da mesma forma, se Śakti-pāta (Shaktipata) for derramado sem o Amor para o Divino, ele pode passar e se Śakti-pāta não é dado mesmo para aquele que tem intenção de Amor para o Divino, pode-se tornar frustrado. Para superar essa dificuldade, Śakti-pāta (Shaktipata) é dividido em várias categorias, que são discutidas abaixo. Nós nos movemos da mais alta intensidade de Śakti-pāta (Shaktipata) para menor intensidade. Intensidade não se refere ao poder de Śakti-pāta (Shaktipata), mas é baseado em nosso nível espiritual. Śakti-pāta (Shaktipata) sempre se refere à Graça de Śiva (referido como o reservatório acima), tomado por meio de Shakti (referido como a barragem acima).
Tīvrātitīvra (तीव्रातितीव्र) śakti-pāta:
Tīvrātitīvra significa excessivamente grave, que normalmente é usado em relação à intensidade da penitência. Isso é conhecido como Sever Supreme Grace. Isto é como abrir completamente as persianas da barragem, onde não há controle sobre a força da água. Se Śiva decide tomar banho na água, qualquer tipo de corpo humano não pode resistir ao Seu Poder e de quem tīvrātitīvra śakti-pāta (Shaktipata) é banhado, ele morre instantaneamente. Em outras palavras, seu corpo físico é aniquilado por Śiva e sua alma é liberada instantaneamente. Este tipo de graça é extremamente raro e pode não ser possível, pois quem vive sempre neste mundo material. Para ter este śakti-pāta (Shaktipata), é preciso viver com Śiva perpetuamente. Não há uso de mantra japa ou meditação aqui. É puro amor que só importa. Muitas vezes essas pessoas são identificadas como (espiritualmente) insanas.
2. Tīvramadhya (तीव्रमध्य) śakti-pāta:
Esta é a Graça moderadamente severa. Na época deste śakti-pāta (Shaktipata), o aspirante fica completamente iluminado. Ele é auto-realizado instantaneamente. Mas, ele continua a viver e se torna um Guru devido à Graça de Śiva. Ele começa a servir a humanidade e trabalha como representante de Śiva e transforma vidas de muitos, levando-os no caminho espiritual certo e tornando-os liberados no final desse nascimento.
3. Tīvramanda (तीव्रमन्द) śakti-pāta:
Esta é a Sua Graça inferior e severa (a Graça inferior não é sobre Sua Graça, mas sobre a pessoa sobre quem Grace é derramada). Quando tīviramanda śakti-pāta (Shaktipata) é derramada em alguém, ele ou ela é abençoada com o Guru, como explicado em 2 acima, que leva essa pessoa a níveis espirituais superiores que, em última análise, leva à libertação neste próprio nascimento. É sempre dito que alguém deve ser abençoado por ter o Guru direito. Esses tipos de gurus nunca ensinam nada de errado e nunca funcionam para ganhos materiais. Esses tipos de Gurus meramente observam seus discípulos ou impartmahāvākya-s (Você é aquele, você é Brahman, você é Śiva) e eles são levados a níveis mais altos ignorando mantra japa-s e outras práticas espirituais (não rituais, que não são nada para fazer com os mais altos níveis de estados espirituais). O discípulo explora as análises e entende mahāvākya e se torna uma pessoa auto-realizada. Todo o caminho da libertação é através da conversa entre Guru e seu discípulo (Gurjui fala).
4. Madhya-atitīvra (मध्यातितीव्र) śakti-pāta:
Esta é a Sua Graça medíocre (a palavra medíocre não é usada aqui com referência a Sua Graça, mas sobre a pessoa que recebe Sua Graça). Esses tipos de pessoas vão ao Guru como mencionado acima, mas são levados através de iniciações de mantra, ioga, etc. Eles têm que passar por sādhana ou práticas espirituais. Um Guru, como explicado em 2 acima, poderá diferenciar seus discípulos entre 3 e 4 discutidos aqui. Mesmo se o Guru explicou em 2 acima quer fazer com que seus discípulos emanciparem, eles não serão iluminados com facilidade e terão que executar sādhana para se mudar para o nível espiritual superior. Somente no final de seu sādhana, eles são esclarecidos com a ajuda de Guru explicada em 2 acima.
5. Madhyamadhya (मध्यमध्य) śakti-pāta:
Esta é Sua Graça moderadamente medíocre, inferior a 4 acima. Esta é uma pessoa, que quer aproveitar a vida material e, ao mesmo tempo, tem aspirações para alcançar Shiva. Ele também é iniciado por um Guru explicado em 2 acima, mas ele pára no nível de Bliss. Ele tem duas ambições o tempo todo - A. Permanecer no mundo material e desfrutar de todos os prazeres materiais; e B. Para alcançar Śiva para evitar a transmigração. Se colocarmos A e B em equilíbrio, ambos serão iguais. Ele conhece as dores de nascer de novo e de novo. No momento de sua morte, ele não renasce e sua alma está descansada nos planos superiores por um longo tempo e, finalmente, sua alma se funde com Śiva. Essa pessoa não renasce.
6. Madhyamanda (मध्यमन्द) śakti-pāta:
Esta é a Sua Graça inferior e medíocre. Isso é muito semelhante ao 5 acima, mas se colocarmos A e B em equilíbrio, o equilíbrio se inclinará para A (mundo material). Ele também experimenta Bliss, mas ele renasce novamente e somente no próximo nascimento ele é libertado e se torna um com Śiva.
Dizem que aqueles que estão nos níveis de 4, 5 e 6 pensam em Śiva a cada meia hora uma vez durante o dia e duas vezes durante a noite inteira. No entanto, a intensidade do pensamento sobre Śiva diminui de 4 para 6.
7. Existem outras três intensidades mais baixas de śakti-pāta.
Mais ou menos, seus status espirituais são quase semelhantes, exceto a intensidade do pensamento sobre Śiva.Normalmente falando, embora eles desejem ir para níveis espirituais mais elevados, eles são vinculados pelo seu karma yoga e para sustentar sua família. Eles desenvolverão sentimentos intensificados de renúncia, mas não podem, devido aos seus compromissos materiais. Eles são renascidos uma e outra vez e depois de várias transmigrações, Śiva absorve-os com Ele.
Tirumūlar, um dos conhecidos santos tamil, em seu famoso clássico espiritual conhecido como "Tirumantiram" explica três tipos de śakti-pāta (Shaktipata) - ritmo lento, ritmo acelerado e ritmo mais rápido. Neste clássico, ele também endossa os ditos da Filosofia de Trika. Ele diz: "No canto escuro da câmara de coisas primitivas, o Deus da Graça cortejou o velho (Śiva). Quando este namoro se desenrola, a doce ambrosia é segregada e, uma vez que essa ambrosia é provada, Bliss se desdobra em sua mente e ele alcança as costas da Verdade Eterna (Śiva). Para tal pessoa, ela aniquila seu relato kármico e levanta seu véu de māyā e revela Śiva na forma de Prakāśa ". http://www.manblunder.com/articlesview/what-is-shaktipata
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