Páginas

..

"A alma que não se abate, que recebe indiferentemente tanto a tristeza como a alegria, vive na vida imortal."Fonte - Bhagavad-Gita

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ASHTANGA YOGA



Pátañjala Yoga
Ashtanga (ashta, oito; anga, membro) Yoga é o Yoga de oito componentes, mais conhecido como Rája Yoga (Yoga Real). Foi codificado pelo sábio Pátañjali, baseando-se nos milenares conhecimentos yogis que a tradição oral transmitia através das gerações, de Guru a discípulo. Era um conhecimento esparso e assistemático, embora verdadeiro e profundo.

Pátañjali produziu um pequeno manual chamado Yoga Sútra, em quatro capítulos, ensinando inclusive as oito etapas do caminho (marga) a ser percorrido pelo aspirante, culminando com a realização de kaivalya ou libertação da Consciência (Purusha) de sua servidão e confinamento na matéria (Prakriti). A libertação só acontece quando a mente atinge o estado de total quietude, vazio, silêncio e abstração.

O método é uma ascese eficiente, que permite, passo a passo, a correção das imperfeições da mente, bem como, por fim, sua perfeita quietude e lucidez.

Cessado todo funcionamento da mente objetiva, produz-se a libertação da Consciência ou Espírito.

O Espírito, restituído à sua plena liberdade, entra no gozo do Ser.

O que nos impede gozar a Suprema Bem-Aventurança (Ananda), segundo Pátañjali, é o febril funcionamento da mente, assim como só se consegue ver a Lua em sua inteireza, quando refletida no lago, se as ondulações deste se aquietarem totalmente.

Nossa mente, em seu estado normal, isto é, em sua condição de mediocridade, é impura, desconcentrada, toldada e agitada. A prática do Ashtanga Yoga corrige todas essas condições, e condiciona a mente para a experiência culminante de sua cessação.

Os Angas:

São os oito componentes do sistema:

1. Yama;

2. Niyama;

3. Ásana;

4. Pránáyáma;

5. Pratyáhára;

6. Dháraná;

7. Dhyána;

8. Samádhi.

Vejamo-los um a um.

Yama

Yama é o conjunto de cinco abstenções em nosso comportamento, visando a estabelecer um relacionamento perfeito e eficiente com nossos semelhantes. É um comportamento moral perfeito. As cinco abstinências são:

1. Ahimsá, que é objeto de estudo de todo o livro Convite à Não-violência (não ferir);

2. Satya, a veracidade, o oposto de hipocrisia (não mentir);

3. Asteya, o evitar a apropriação indébita (não furtar);

4. Brahmacharya, a vida casta, isto é, voltada para Deus (não explorar sexualmente);

5. Aparigraha, evitar a insatisfação (não cobiçar).

Não pode ser eficaz e verdadeira a meditação de alguém que está em dívida com seus semelhantes, se há alguém a quem feriu, a quem enganou, a quem furtou, a quem explorou sexualmente, a quem deseja ou desejou arrebatar algo. As vítimas estarão vibrando contra o pretenso meditante. À mente deste acorrerão lembranças e remorsos, que a inquietarão e frustrarão a pretensão de meditar. São Paulo insistiu:

Fazei o possível para viver em paz com os homens...Rm, 12:18

Niyama

Niyama é o conjunto de cinco preceitos que, bem cumpridos, produz a paz no mundo interno. Yama gera a paz com os outros. Niyama gera a paz conosco mesmos. Formam niyama:

1. Shauchan (pronuncia-se saucha) significa pureza interna, externa, física e mental (mantenha-se puro);

2. Santosha significa contentamento (contente-se com o que tem, com o que faz, com não poder ter, com o que não pode fazer...);

3. Tapas é uma palavra que literalmente significa queimar. Queimar por quê? É o fogo que não somente purifica, mas melhora a têmpera.

Um aspirante é um asceta que, na ascese, aprimora a têmpera, se fortalecendo para vencer o "caminho estreito". Tapas é disciplina, austeridade, resistência contra a fadiga, o desconforto e a doença (seja um forte);

4. Swádhyáya significa procurar conhecer-se, não somente como personagem, mas como Ator, isto é, como ego mortal e como o próprio Ser, que todos somos ("conhece-te a ti mesmo");

5. Íshvara pranidhána significa entregar-se a Íshvara (o Senhor). Sem a Graça Divina, o esforço do aspirante ao Yoga é impotente. Humildando-se enquanto se esforça no sádhana (disciplina espiritual), o aspirante se entrega total e incondicionalmente a Íshvara (Deus pessoal). Conseguimos o máximo quando permitimos que seja feita a vontade de Deus (entregue-se irrestritamente a Deus).

Puro, contente, resistente e bem curtido, conhecendo-se a si mesmo e entregue às mãos de Deus, alcança-se a paz, a paz pessoal, aquele que "transcende a compreensão humana", aquela que só o Cristo (Íshvara) nos pode dar. Não é a paz que compramos do mundo.

Ásana

Ásana é a postura do corpo, que deve ser confortável e estável, a tal ponto que nos permita meditar por um bom tempo, sem sentir desconforto (dores, fadigas...) nem desafio ao equilíbrio. Só assim podemos meditar com eficácia. O conforto e a estabilidade nos permitem atingir um estado no qual o corpo é como se não existisse. Diríamos que então se goza paz no corpo.

Pránáyáma

Pránáyáma é o controle da bioenergia (prána), que mantém vivo o corpo e vivifica a mente. É só quando o alento praticamente pára, estando não obstante todo o sistema abastecido de energia, que os movimentos rebeldes da mente podem parar. Paz no sistema energético.

Pratyáhára

Pratyáhára é a suspensão das funções sensórias. Os órgãos dos sentidos são desligados. Suas mensagens não atingem o cérebro. É a paz dos sentidos.

Dháraná

Dháraná é o estado de concentração da mente, com relativa minimização de seus movimentos agitados.

Dhyána

Dhyána é o estado de meditação que sucede a uma concentração que se prolonga. O objeto em que se medita está a maior parte do tempo ininterruptamente ocupando a atenção.

Samádhi

Samádhi acontece quando a meditação se prolonga e permite que a mente que contempla e o objeto contemplado se unifiquem, e os movimentos (vrittis) conseqüentemente páram. É um estado feliz. É quando se alcança o Yoga. É quando o Espírito (purusha) se liberta e se isola em seu Reino de Bem-Aventurança e Plenitude.

O Ashtanga Yoga não comete o equívoco de pretender atingir a Meta suprema através de técnicas (físicas, psíquicas, psicofísicas, sexuais, energéticas...) que "falsos profetas" nos dias atuais andam propondo, e disto tirando grande proveito econômico para suas multinacionais empresas de "meditação", "controles", "iluminações", "despertamentos de kundaliní", "poderes paranormais"... e muitas outras mistificações.

A transformação ética é pré-requisito indispensável às práticas e a todo restante do sádhana. Enquanto reinar em nós um ego capaz de ferir, que gosta de mentir, que não vacila em furtar, que se entrega a curtições eróticas selvagens, permanentemente descontente e reivindicante, que não tem o mínimo de eqüanimidade e endurance (resistência nobre), que não tem qualquer percepção sobre si mesmo (um alienado, portanto) e que desconhece Deus e conseqüentemente muito menos se devota a Ele, é imprudente iniciar as práticas do Rája Yoga e de outros Yogas igualmente austeros e arriscados como o Laya e o Kundaliní Yoga.

Técnicas sem ética, propõem os charlatães.

Primeiro, a ética, e, depois, as técnicas: propõem os verdadeiros Mestres.


Extraído do livro Convite à Não-violência, Editora Nova Era, e digitado por Cristiano Bezerra.




Grata ao querido Pedro Kupfer por esse artigo!
Hari Om
Lu _/\_

sábado, 28 de janeiro de 2012

OS ANJOS FALAM SOBRE 2012


 
O texto abaixo, é uma tradução  de algumas páginas do livro Angel Answers, da autora britânica Diana Cooper, creio que ainda sem tradução para o português.
 
"Qual a importância do ano 2012? O solstício de verão do hemisfério sul do ano de 2012, indica o fim de uma era e um novo começo. Marca o fim de um ciclo astrológico de 26 mil anos e o começo de um novo ciclo. É também o começo de um período de 20 anos de transição. Uma nova energia já começou a chegar na Terra, em uma preparação para a aguardada mudança - e uma enorme quantidade de luz será derramada sobre todos nós em 2012. A Senhora Gaia, o grande anjo que toma conta de nosso planeta, decretou que a Terra e todos os que nela habitam devem elevar sua consciência, então se você estiver preparado, terá uma extraordinária oportunidade de crescimento espiritual, uma chance única em muito, muito tempo. Você tem sido preparado para este momento por centenas de anos.
 
Por que esta mudança irá ocorrer em 2012? A cada 26 mil anos, ou 25.920 para ser mais exato, acontece um raro e extraordinário alinhamento astrológico entre a Terra, o Sol e a Via Láctea, quando o tempo pára por um momento. Isso é conhecido como um momento cósmico, um período de milagres e do desconhecido, quando acontecem coisas além da compreensão humana. Os planetas Netuno, Urano e Plutão estarão configurados para interagirem. A esperada aceleração espiritual talvez aconteça de forma lenta para a percepção humana, mas em termos cósmicos será muito rápida. Escrituras antigas em sânscrito, descrevem este momento cósmico, como a pausa entre a inspiração e a expiração de Brahman, ou Deus. Netuno representa a espiritualidade elevada, Urano significa mudança e Plutão é transformação - quando estas energias estiverem trabalhando juntas, causarão um enorme impacto no nosso planeta. Isso oferece o potencial para uma enorme mudança de consciência, e estamos recebendo orientação para usar estas energias elevadas com sabedoria.
 
O que os anjos estarão fazendo no dia 21 de dezembro de 2012? Os anjos irão congregar, para ajudar a humanidade a aceitar essas novas energias que estarão disponíveis. Eles nos pedem para nos prepararmos. Arrume tempo para orações e para meditação, mas se isso for difícil para você, simplesmente acenda uma vela e peça para as forças divinas te guiarem. Você pode ainda preferir fazer caminhadas silenciosas na natureza, mas por favor, reconheça a atual importância de um crescimento espiritual pessoal e planetário.
 
O que exatamente vai acontecer no dia 21 de dezembro de 2012? A atual projeção é a de que algumas pessoas vão se mover para a quarta dimensão, outras se moverão para a quinta, enquanto algumas poucas - as que estiverem preparadas, vão ascender. Outras ainda vão escolher ficar, para que possam atuar como guias de luz e orientar todos aqueles que só vão começar a despertar nesta data. Os anjos não antecipam uma grande mudança drástica ou dramática para este dia. O momento cósmico e as energias disponíveis fornecerão uma extraordinária chance para iluminação. É esperado que milhões de almas se beneficiarão desta oportunidade espiritual única.
 
O que significa se mover para a quarta dimensão? Quando você eleva sua consciência para a frequência da quarta dimensão, o seu chakra do coração se abre. Com o coração aberto, você não consegue mais prejudicar nenhuma outra forma de vida, pois você percebe que se fizer isso, estará prejudicando a si mesmo. Porque você agora acessa uma consciência global e cósmica, você procura pela paz. É antecipado que movimentos pela paz ganharão muita força depois desta data.
 
O que significa se mover para a quinta dimensão? Isso envolve uma percepção de que somos todos parte de uma Unicidade, somos todos Um, e por consequência tratamos os outros como gostaríamos de ser tratados.
 
O que significa ascender? Quando você ascende para uma frequência mais elevada ainda, você traz uma maior parte da energia de sua alma para dentro de sua vida. Durante esta transição, você será capaz de trazer tanta energia divina para si, que talvez não consiga mais sustentar um corpo físico, e neste caso, poderá fazer a escolha por deixar o corpo físico.
 
Os Maias se referiam a 21 de dezembro de 2012 como o Dia da Criação. O que é o Dia da Criação? Alguma coisa vai realmente acontecer? Os sábios da cultura Maia, profetizaram que a energia que será recebida no Dia da Criação, poderá reviver a força da kundalini em muitas pessoas. Isso irá ativar novamente os doze chakras, que funcionavam totalmente durante a Era de Ouro de Atlântida, mas que se fecharam quando a frequência daquela grande civilização caiu. Assim que estes elevados chakras forem novamente ativados nestes indivíduos, a memória genética de suas identidades divinas será ativada e eles poderão experimentar mais uma vez infinitas possibilidades. A luz que poderão acessar da Fonte irá então fluir através de seus chakras mais elevados, e atingir o chakra Estrela da Terra, que se encontra abaixo dos pés. Esses indivíduos serão capazes de se conectar diretamente com as pirâmides, através das linhas de energia do planeta. As pirâmides são na verdade computadores cósmicos que operam como sub-estações e geradores de energia, mas atualmente perderam este poder. Quando esta luz se conectar novamente com elas através da humanidade, poderá recarregá-las com a energia proveniente da Fonte. Isso causará um verdadeiro renascimento de uma consciência mais elevada na Terra. Se um número suficiente de pessoas se abrir para o amor e a iluminação, isso certamente vai acontecer.  Não será repentino, mas o processo será iniciado.
 
O que é o Grande Calendário de Pleiades? Este é um calendário cósmico baseado no movimento de Pleiades. Este calendário também acaba no dia 21 de dezembro de 2012. Atualmente, energias elevadas estão vindo para a Terra de outras galáxias. Estas  energias estão sendo diluídas por Pleiades, que trabalha como um transformador, para que os humanos e todas as formas de vida aqui possam absorver essa força direcionada a eles. Muitas crianças estelares, aquelas cujas almas vêm para o seu planeta, provenientes de outras estrelas e galáxias, passam um tempo em Pleiades, ajustando sua vibração e aprendendo a respeito da Terra, antes de serem gerados por uma mãe humana. Depois de 2012, essas crianças de frequência elevada poderão encarnar diretamente aqui, pois suas mães terão uma ressonância compatível.
 
Algumas almas vêm para a Terra através de outros planetas além de Pleiades? Sim. Existem centros de treinamento em outros planetas, estrelas e galáxias. Por exemplo, muitos guerreiros de luz estudaram sobre a iluminação nas universidades de Orion antes de virem agora para a Terra.Outros ainda estudaram tecnologia e diferentes métodos de cura em Sirius. Alguns aprenderam sobre a centralização do coração em Andromeda ou Vênus, enquanto outros foram educados em Marte, na arte de usar seu poder de guerreiro para proteger os desprivilegiados, fracos e indefesos. Muitos indivíduos foram educados nestas diferentes escolas cósmicas, para atuarem em importantes papéis durante esta transição.
 
Se o alinhamento astrológico de 2012 já causou desastres no passado, porque desta vez será diferente? No passado, a consciência da humanidade era tão baixa que este alinhamento apenas causou guerras e desatres naturais. Naquele tempo, isso não afetou muito o cosmos. Mas agora as coisas são diferentes. A mudança que está atualmente ocorrendo no seu planeta, é microcósmica e macrocósmica, pois o Universo inteiro deve elevar sua vibração. A Terra terá nesta transição um papel muito importante para definir o futuro do progresso cósmico. A Senhora Gaia, já decretou que o seu planeta e todas as formas de vida existentes nele, devem elevar sua frequência da terceira para a quinta dimensão. Isso significa que esta mudança deve obrigatoriamente acontecer, e é a primeira vez que uma decisão destas é tomada em muito, muito tempo. A atual frequência baixa da Terra está freiando o progresso de todo o seu universo, por isso muita ajuda está sendo enviada de fora, muitos outros seres estão focados na humanidade. O cosmos depende de vocês!
 
Que ajuda está sendo focada na Terra para fazer esta preparação para 2012? Por causa do decreto universal para a Terra iniciar sua elevação para a quinta dimensão em 2012, benéficos alinhamentos astrológicos foram organizados para ajudar a humanidade. A convergência harmônica de 1987, iniciou um processo para trazer energias mais elevadas e aumentar a consciência das pessoas em geral. A concordância harmônica de 2004, trouxe mais energia feminina, para ajudar a despertar a compaixão e a abrir os corações humanos. Um raro e auspicioso duplo trânsito de Vênus está ocorrendo. Este planeta transitou pelo sol na concordância harmônica do dia 8 de junho de 2004. Irá transitar novamente no dia 6 de junho de 2012. Esta conjunção especial oferece enormes oportunidades de crescimento espiritual. Começou a equilibrar as energias masculinas e femininas dentro dos indivíduos e na consciência coletiva. Isso ajuda no potencial para acelerar a ascensão individual e planetária. Para isso, você deve estar preparado para elevar sua vibração e realmente valorizar todas as formas de vida.
 
Alinhamentos especiais ocorrerão em dezembro de 2012. Anjos estarão chegando a Terra em grandes grupos para ajudar a humanidade de uma forma sem precedências. Unicórnios estarão retornando ao Planeta, para também ajudar os humanos a redescobrirem sua real natureza divina. Está sendo redescoberta a sabedoria dos golfinhos e das baleias. Crianças de alta frequência estão nascendo e almas muito antigas estão reencarnando. Fazendo a sua parte, você não apenas ajuda a si mesmo, aos outros e ao planeta, mas sua jornada pessoal será também gloriosamente enriquecida.
 
O que acontecerá a todos aqueles que não estiverem prontos para mudar sua vibração para uma consciência mais elevada? Se você não estiver preparado, você não notará o portal aberto, e no fim de sua atual encarnação você continuará a jornada de sua alma em algum outro planeta da terceira dimensão, que ainda acolhe a dor e o sofrimento da separação, causada por uma baixa compreensão da consciência.
 
Os shamãs africanos e americanos, e também o povo Maori, todos profetizavam um período de 25 anos de purificação antes de uma mudança de consciência. Isso está acontecendo? Esta purificação está acontecendo agora.
 
O que significa este período de 25 anos de purificação? Em agosto de 1987 ocorreu uma configuração astrológica conhecida como convergência harmônica. Naquela época muitos guerreiros de luz foram aos topos de montanhas e lugares sagrados para orar e meditar para que a Terra recebesse ajuda. A luz de tais orações enviada aos céus foi tão intensa, que Saint Germain, um dos Mestres Iluminados, levou estas orações à Fonte e suplicou para que a humanidade recebesse ajuda. Através da graça divina, ele recebeu permissão para devolver a todas as pessoas em todas as partes a Chama Violeta, para começar a transmutar a negatividade no planeta. Apesar da Chama Violeta já estar disponível para alguns seletos grupos antes de 1987, essa disponibilidade em massa marcou o início deste período de 25 anos de purificação. Desde então, Gaia começou a se livrar das toxinas, o karma criado pela barbaridade humana. Isso Gaia faz através de terremotos, erupções de vulcões, furacões, tsunamis, incêndios e outros desastres, eventos nos quais, muitas almas deixam o planeta, levando consigo muita energia negativa para que seja curada e transmutada no mundo espiritual. As orações feitas mundialmente depois desses desastres também ajudam a purificar todos os continentes. Mas há ainda muito por vir.
 
A Chama Violeta fundiu com a Chama Prateada? Por que? Os anjos observam com muita alegria muitos guerreiros de luz se dedicando a purificar suas energias e a curar os outros. O resultado foi que num outro ato de benevolência divina, a Chama Prateada da Graça e da Harmonia fundiu-se com a Chama Violeta da Transmutação. A Chama Violeta transmuta energias negativas. A Chama Prateada permite que o novo e o belo entrem no lugar do antigo, daquilo que já não serve mais.
 
O que é a Chama Dourada e Violeta-Prateada da quinta dimensão? A Chama Dourada fundiu agora com a Chama Violeta e Prateada. Ela está adicionando sabedoria, amor angelical e proteção nas qualidades da harmonia e transmutação - uma combinação muito poderosa que eleva sua consciência para a quinta dimensão.
 
Como usar a Chama Dourada e Violeta-Prateada:
 
1. Aonde você estiver, você pode invocar a Chama Dourada e Violeta-Prateada. Imagine uma chama que inclui todos os tons do lilás ao prateado, passando pelo violeta, que cria brilhos dourados. Visualize esta chama.
 
2. Visualize esta chama envolvendo todos aqueles que precisem se livrar da negatividade.
 
3. Envie esta chama para aqueles que estão necessitados, doentes ou em desequilíbrio. Se você tiver qualquer problema com seu corpo físico, deixe que esta chama banhe esta parte de seu corpo.
 
4. Se você sente raiva, medo ou qualquer outro tipo de negatividade, imagine esta chama a sua volta. Sinta-a dissolvendo os sentimentos velhos e substituindo-os com alegria.
 
5. Transmita esta chama para os lugares onde há guerra ou desastres.
 
6. Imagine-a fluindo através da rede elétrica, dos fios telefônicos e de toda a internet, para que purifique toda a rede virtual.
 
Eu ainda vou estar aqui depois de dezembro de 2012? Isso depende das decisões mais elevadas tomadas por sua alma.  Enquanto muitos vão escolher deixar a realidade da terceira dimensão antes ou logo após esta data, a maioria vai escolher ficar.
 
O que acontecerá com o sistema financeiro, eu devo guardar dinheiro agora? Aprenda a expandir sua consciência e a manifestar abundância para você mesmo.
O mundo vai continuar, mesmo depois que as mudanças acontecerem."
 
[Algumas páginas do livro Angel Answers, da autora britânica Diana Cooper]
  

Caminhada




O novo momento para mim chegou um pouco antes do que eu esperava, arrumando a minha morada interna e também dando um jeitinho na morada externa!

Dar conta de tantas coisas nem sempre é tão fácil, ufaa...desejo mesmo que quando tudo isso acalmar possa ver melhor, ser melhor e viver melhor. Gosto da ídeia de unir palavras e emoções..então vamos lá!

" O privilégio da existência é ser quem você é". Joseph Campbel

É  essa  a caminhada que gostaria de fazer com vocês hoje...Quantas vezes nós nos questionamos, cobramos,  criticamos e tantas outras vezes que desejamos ser quem não somos!!! Passo muito tempo me cobrando e tenho certeza que escrevendo isso muitos de vcs estão se indentificando. 


Olha o Yoga fora do mat mais uma vez! Saber observar, respirar, relaxar, enfim... me incluo em cada palavra e virgula. Somos Seres em crescimento, não somos?

Então vamos juntos criar o nosso espaço interno sagrado e divino, vamos ser livres das nossas próprias culpas, das nossas próprias cobranças. Vamos ser livres e não trocar a corrente velha pela nova. Vamos começar a sentir mais compaixão por nos mesmos e que possamos estar feliz com o que realmente somos. Deixo pra vocês esta linda história!

Com amor 
Tia Lu




Recado do Cachorro

Certa ocasião estava na mata com muita sede. Havia me pérdido do meu dono e há alguns dias não conseguia nada para comer ou beber.

De repente, surgiu à minha frente um lindo lago. Era a primeira vez que eu via um lago. Antes eu sempre tivera água numa tigela que meu dono enchia e me oferecia.

Instintivamente, fui correndo até a margem para saciar a sede  e vi minha própria imagem espelhada na água. Tomei um grande susto e, apavorado, saí correndo e latindo, entocando-me num arbusto.

A sede, no entanto, era tão grande que fui outra vez, bem cauteloso, até o lago. Mas chegando lá, de novo assombrei-me com meu próprio reflexo e voltei correndo para a mata. Repeti esse movimento algumas vezes. 

Até que, cansado e muito sedento, em dado momento, enfrentei o medo, encarando minha imagem, e em seguida lancei a cara na água. O reflexo se desfez e bebi á  vontade.

Mais tarde, saciado, pensei: " Que grande aprendizado!...
 Kau Mascarenhas

Não vou escrever a moral da história, pois gostaria que você pensasse por si só a respeito dela.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Mantra Kailash




Kailash ki shaktí Shiva Shankara ki jay jay
Yamuná ki jay jay
Gañga ki jay jay


A força de Shakti e Shiva Shankara que vem de Kailash, saudações, saudações
de Yamuná, saudações, saudações
de Gañga, saudações, saudações

Notas da Tia Lu

Andei pesquisando sobre esse mantra e achei alguma coisa via internet e livros; então vamos lá!

Shakti
Como essa semana trabalhamos em aula a energia de Shiva e Shakti achei esse mantra bem apropriado para esse momento. A força de Shakti é a força feminina, que pode ser representada por Parvati a mulher de Shiva. Na aula foi muito bem representada pelo lado esquerdo do corpo, o lado lunar..emoção, sustentação, equilibrio.

Shiva Shankara
Já o lado direito direcionamos a Shiva o criador do Yoga, que representa o lado sol...razão, controle, busca. O Shiva neste mantra e o Shiva Shankara ou Shiva em estado de meditação! O Tigre é o veículo de sua shákti, a Deusa de todas as forças e poderes. Shiva está além e acima de qualquer força. Sentado sob a pele de um Tigre, simboliza a vitória sobre todas as forças.


Kailash
Kailash é uma montanha que pertence a cordilheira dos Himalaya, está nas coordenadas 31° 4′ 0″ N, 81° 18′ 45″ E conta a lenda que Kailash é a morada de Shiva e Párvatí.  Os budistas acreditam que buddha também esteve por lá. Uma das coisas que fazem está montanha ser tão sagrada é que em seus pés ficam outras montanhas menores que fazem ela parecer um lotus. Um lindo portal se estabelece lá, para aqueles que buscam a evolução do Ser,
 
 
 
Jay 
Vem da palavra Jaya que significa o vitorioso.

Yamuna
O rio Yamuna (conhecido também como Jamuna) é um dos principais rios do norte da Ìndia, medindo 1370 km de comprimento. É um dos principais afluentes do Ganges e um dos sete rios sagrados da Índia, considerado segundo em termos de importância religiosa. Segundo a lenda, a deusa deste rio é a irmã da divindade hindu da morte, o deus Yama, e filha do deus do Sol, Surya. Segundo o Mahabharata (texto) o deus Krishna passou a sua infância nas águas deste rio.Ao ser considerado uma divindade, o Yamuna é frequentemente representado nos templos hindus como uma figura feminina montada sobre uma tartaruga, acompanhada por uma ou duas criadas que transportam uma sombrinha, que pode aparecer também nas portas de entrada dos templos, junto à deusa do Ganges. 

Ganga
É a representação do rio Ganges, que tem um valor espiritual para as pessoas que seguem o hinduísmo, na qual acreditam que ele tem a capacidade de purificar todos os pecados. Acreditam que suas águas descem diretamente dos céus, por obra constante do deus Brahma, criador do universo.
 O Rio Ganges é a manifestação terrena da Deusa Ganga, o Deus Shiva foi persuadido à permitir a Ganga, em sua forma terrena de rio, passar através de seu cabelo, dividindo-se em muitos afluentes quando caíram em terra.



domingo, 15 de janeiro de 2012

É chegada a hora!


Namastê,

Estamos formando uma grande egregora de luz e amor...o momento está chegando! Todos que precisavam estar unidos nesse novo propósito foram chamados e estão sendo abraçados para que com clareza, possamos adentrar no universo de luz e amor incondicional.

Na semana que se passou, tivemos mais uma linda prova de que estamos amparados, com todo amor a Rosana pode visualizar, sentir e viver uma linda experiência... Ro Amada, gratidão pela transmissão.

Procuremos ancorar a nossa fé, para que juntos possamos transformar o velho em novo! Gratidão deverá ser o nosso mantra, seja em qualquer situação... antes de reclamar mude a sua conexão e valorize o momento, agradecer é a melhor saida. Assim nosso estado emocional vai se fortalecendo e consequentemente  pela lei da atração passaremos a viver em situações que nos dá prazer.


Hari OM
  
Nasce nesse momento um reino de amor e luz na casa do Pai. Estejam preparados para receber a benção do amor Divino. Que a semente plantada, agora germinada possa ser o solo onde estarão todos em comunhão com a sagrada fonte de Luz” (meditação  sexta 13/1/2012)




O SAMURAI E O MESTRE ZEN




Certo dia um Samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, veio ver um Mestre Zen.

Embora fosse muito famoso, belo e habilidoso, ao olhar o Mestre, o Samurai sentiu-se repentinamente inferior.

Ele então disse ao Mestre:

- "Por que estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior e jamais me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Por que estou me sentindo assustado agora?"

O Mestre falou:

- "Espere. Quando todos tiverem partido, responderei."

Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre, e o Samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar.

Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o Samurai perguntou novamente:

- "Agora o senhor pode me responder por que me sinto inferior?"

O Mestre o levou para fora.
Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte.

Ele disse:

- "Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior: 'Por que me sinto inferior diante de você?' Esta árvore é pequena e aquela é grande - este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso."

O Samurai então argumentou:

- "Isto se dá porque elas não podem se comparar."

E o Mestre replicou:

- "Então não precisa me perguntar. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, você é você mesmo. Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. O canto de um pássaro é tão necessário quanto qualquer Buda, pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer."

Simplesmente olhe à sua volta.
Tudo é necessário e tudo se encaixa.

É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior.

Cada um é incomparavelmente único.

Você é necessário e basta.
Na Natureza, tamanho não é diferença.
Tudo é expressão igual de vida!

Fonte: Pensando Zen

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vamos para o Mat !




Hoje entra a primeira lua cheia do ano é sempre um dia especial, um momento para nos ligarmos com a nossa verdadeira natureza, ligarmos com Gaia. 

Esse momento exige reflexão sobre o nosso caminho, refletir sobre
o que vai no nosso interior..trazendo luz para escuridão.

Momento para reflexão e observação...sem tomar nenhuma atitude, nem começar nenhum projeto; esse não é o momento, uma vez que as emoções estão estimuladas pela lua.

Aproveite para olhar para o jardim da sua vida e ver tudo que plantou, hora de colher o que foi semeado. Observe por alguns segundos quem você é hoje, qual a sua missão aqui neste planeta...fechem os olhos, sinta...respire!

Sinta o quanto você teve que caminhar e tantos outros passos que teve que voltar para seguir um novo curso. Independente do que foi feito você cresceu, a cada passo, a cada respiração, a cada novo momento você se transformou. Portanto, reflita é um momento que a noção de nós mesmos aumenta, sentimos que essa força interna existe e vive dentro de nós.

Direcionamos o nosso olhar e coração a primeira lua cheia do ano.


Hari Om
Lu


domingo, 8 de janeiro de 2012

ACEITAÇÃO


Por Osho




Um das lições mais difíceis que precisamos aprender durante nossa vida é a aceitação.

O que quer que estejamos vivendo, por mais doloroso que seja, será mais facilmente suportado se conseguirmos aceitá-lo com todo o nosso coração.

Mas, chegar a este estágio, não é algo que aconteça repentinamente, ou sem alguma resistência de nossa parte. Ao contrário, quando um acontecimento nos causa grande sofrimento, tendemos a rejeitá-lo com todas as forças e a sermos invadidos pelos sentimentos de inconformismo e revolta.

Somente quando conseguimos alcançar um estado de consciência no qual percebemos de modo claro que todas as situações que vivenciamos são providenciadas pela existência, porque constituem lições essenciais ao nosso crescimento interior, é que o processo da aceitação começa a se tornar natural.

Até que isto aconteça, experimentamos inúmeras crises que, em sua maioria, tornam ainda mais duras as provas que temos de enfrentar.

A maturidade e a sabedoria trazem consigo o precioso dom da aceitação.

A partir do momento em que as desenvolvemos, a vida se torna um caminhar mais tranqüilo, onde vamos enxergando em cada fato uma lição a ser aprendida.

Quanto mais cedo chegarmos a este entendimento, maiores serão as chances de nos libertarmos da angustia e do inconformismo.

Qualquer situação em que você esteja, é uma situação dada por Deus - não a rejeite.. É uma oportunidade, uma ocasião para crescer. Se você escapa da oportunidade, você não crescerá.

As pessoas que vão para as cavernas do Himalaia e começam a viver lá, tornam-se muito ligados às cavernas, permanecem não crescidas. Eles permanecem infantis. Eles não se tornam experientes. Se você as trouxer ao mundo, elas vão ser destruídas, não serão capazes de suportar.

... Sim, é bom de vez em quando se mover para as montanhas, é bonito. Mas, tornar-se viciada, começar a pensar em renunciar ao mundo é totalmente errado - porque é nas tempestades do mundo que surge a integridade. É nos desafios do mundo que se cristalizam.

Lu-tsu disse: aceite a situação em que você está. Deve ser a situação ideal para você, por isso você está nela.

A existência cuida de você.
Ela é dada a você não sem uma razão.
Não é por acaso.
Nada é acidental.
Tudo o que você precisa é dado a você.

Se fosse a sua necessidade estar no Himalaia, você teria estado no Himalaia.

E quando surgir a necessidade, você vai achar que você quer ir para o Himalaia ou o Himalaia virá até você.

Acontece... quando o discípulo está pronto, o mestre chega.
E quando o seu silêncio interior está pronto, Deus chega.

E o que for necessário no caminho é sempre fornecido;
A existência cuida como mãe.

Então, não se preocupe.
Em vez disso, aproveite a oportunidade.

Este mundo de desafios - esta agitação constante no exterior - tem de ser usado. Você tem que ser uma testemunha disso, vê-lo. Aprenda a não ser por ele afetado. Aprenda a permanecer inalterado, tocado por ele - como uma folha de lótus na água.

E então você será grato, porque é só por estar alerta de todo o tumulto que um dia, de repente, "os deuses estão no vale." Você vê o desaparecimento do mercado, muito longe, tornando-se um eco. Esse crescimento é real.

E se você pode ser meditativo nas ocupações normais da vida, não há nada que não possa acontecer com você. A luz vai começar a circular, apenas seja vigilante.

Medite na parte da manhã e, em seguida, fique perto de seu centro.

Caminhe pelo mundo, mas mantenha-se perto do seu centro, vá lembrando-se de si mesmo.

Permaneça consciente do que você está fazendo...
E quando as coisas surgirem, aja, mas, não se identifique com a ação.
Continue a ser um espectador...

Faça o que for necessário, apenas como um reflexo.
Faça o que for necessário, mas não se torne um fazedor, não se envolva com o fazer.
Faça-o e finalize com ele, como um reflexo.

OSHO

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Disse Deus ao homem

O artigo abaixo foi escrito em pleno Século XVII.(Spinoza)
 Disse Deus ao homem:
"Pare de ficar rezando e batendo ao peito!
O que eu quero que faças é
que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida.
Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que
Eu fiz para ti.
Pare de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo
construíste e que acreditas ser a minha casa.
Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas
praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.
Pare de me culpar da tua vida miserável. Eu nunca te disse que há
algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade
fosse algo mau.
O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu
amor, teu êxtase, tua alegria. Assim, não me culpes por tudo
o que te fizeram crer.
Pare de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver
comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem,
no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho, não me
encontrarás em nenhum livro.
Confie em mim e deixe de me pedir. Por quê que tens o hábito de querer ensinar-Me o meu trabalho?
Pare de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem
me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor.
Pare de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz... Eu te
enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos,
de necessidades, de incoerências, tudo sob livre-arbítrio. Então, como posso te
culpar se respondes a algo que eu pus em ti?

Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez? Fizeram-no crêr
que eu poderia criar um lugar para queimar
a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da
eternidade.

Que tipo de Pai poderia fazer isso?
 
Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são
artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em
ti.
 
Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti. A única
coisa que te peço é que prestes atenção à tua vida, que tua vontade de viver te mantenha sempre
alerta, e seja você mesmo o teu guia.
 Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho,
nem um ensaio, nem um prelúdio, muito menos um trampolim para o paraíso.
Esta vida é o único que há aqui e agora, e o único que precisas.
 
Eu te fiz absolutamente livre. Não há prêmios nem castigos. Não há
pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar.
Ninguém leva um registro.
Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno, portanto, repense as consequências de teus atos.
Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um
conselho. Viva intensamente, como se esta vida seja a única.
Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de
existir. Assim, se não há nada além daqui,
terás aproveitado satisfatoriamente da oportunidade que te dei.
E se houver, tenha a certeza de que não irei perguntar se foste
comportado ou não. Eu vou te perguntar se tu gostaste,
se te divertiste... Do que mais gostaste? O que aprendeste?
Pare de crer em mim - crer é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero
que acredites em mim. Quero que me sintas em ti.
Quero que me sintas em ti quando abraças e beijas tua amada, quando alimenta e agasalhas teus filhinhos, quando acaricias as plantas e os animais, quando tomas banho nos riachos, no mar.
Pare de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu
seja? Me aborrece que me louvem. Me cansa que agradeçam.
Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, sendo sempre fraterno e gentil nas relações com os demais seres.
Te sentes espiado, surpreendido?... Expressa tua alegria! Esse é o
jeito de me louvar.
 
Pare de complicar as coisas e de repetir o que te
ensinaram sobre mim, haja com discernimento sob o lívre arbítrio que tens.

A única certeza é que tu estás aqui,
que estás vivo, e que este mundo está cheio de maravilhas. Para que
precisas de mais milagres?
Para que tantas explicações?
Não me procures fora! Jamais me acharás. Procura-me dentro de tí e Me sentirás e ouvirás, nas batidas do teu coração." 

Baruch Spinoza - nascido em 1632, em
Amsterdã, falecido em Haia, em 21 de fevereiro de 1677, foi um dos
grandes pensadores do século XVII dentro da chamada Filosofia
Moderna, juntamente com René Descartes e Gottfried Leibniz. De
família judaica portuguesa, é considerado o fundador do criticismo
bíblico moderno. Sofreu as mais terríveis perseguições pelos dirigentes da Igreja, que o denominava "um herege; um perverso bruxo; um filho do demônio".

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Oração Celta

Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalante ódio.
Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.
Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.
Que as perdas do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida.
Que a música seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.
Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.
Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer.
Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.
Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração.
Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda que liga as almas afins.
Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.
Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível, tocando o centro do teu ser eterno.
Que um suave acalanto te acompanhe, na terra ou no espaço, e por onde quer que o imanente invisível leve o teu viver.
Que o teu coração sinta a presença secreta do inefável!
Que os teus pensamentos e os teus amores, o teu viver e a tua passagem pela vida, sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome.
Aquele amor que não se explica, só se sente.
Que esse amor seja o teu acalanto secreto, viajando eternamente no centro do teu ser.
Que este amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração, e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.
Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da Presença que está em ti e em todos os seres.
Que o teu viver seja pleno de Paz e Luz!

Oração Celta